Logo Passei Direto
Buscar
Os dados experimentais para a velocidade de reação, v, indicados no quadro a seguir, foram obtidos a partir dos resultados em diferentes concentrações de reagentes iniciais para a combustão do monóxido de carbono, em temperatura constante. A equação de velocidade para essa reação pode ser escrita como v = k [CO]a[O2]b, onde a e b são, respectivamente, as ordens de reação em relação aos componentes CO e O2. De acordo com os dados experimentais, é correto afirmar que respectivamente os valores de a e b são: a) 1 e 2 b) 2 e 1 c) 3 e 2 d) 0 e 1 e) 1 e 1

User badge image
Questões para Estudantes

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando os dados experimentais para a velocidade de reação da combustão do monóxido de carbono, podemos verificar que a velocidade de reação é diretamente proporcional à concentração de CO e O2 elevadas às ordens de reação a e b, respectivamente. Analisando os dados da tabela, podemos verificar que a velocidade de reação dobra quando a concentração de CO é dobrada, o que indica que a ordem de reação em relação ao CO é 1. Da mesma forma, podemos verificar que a velocidade de reação quadruplica quando a concentração de O2 é dobrada, o que indica que a ordem de reação em relação ao O2 é 2. Portanto, a resposta correta é a alternativa a) 1 e 2.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Num laboratório, foram efetuadas diversas experiências para a reação: 2 H2(g) + 2 NO(g)  N2(g) + 2 H2O(g). Com os resultados das velocidades iniciais obtidos, montou-se a seguinte tabela:
Baseando-se na tabela anterior, podemos afirmar que a lei de velocidade para a reação é:
a) V = K. [H2]
b) V = K. [NO]
c) V = K. [H2] [NO]
d) V = K. [H2]2 [NO]
e) V = K. [H2] [NO]2

A reação 2(g) (g) 2(g) (g)NO CO CO NO   possui uma lei cinética 22v k[NO ] . Considere o quadro a seguir, que apresenta os dados relativos a situações experimentais com essa reação.
A análise desses dados permite determinar que a constante de velocidade k, em 1 1L mol min ,  e a velocidade 2v , em 1 1mol L min ,   são, respectivamente,
a) 0,1 e 0,001.
b) 0,1 e 0,002.
c) 0,1 e 0,004.
d) 10 e 0,002.
e) 10 e 0,004.

A ação anestésica do clorofórmio 3(CHC ) dá-se por esse ser muito volátil. Dessa forma, ele absorve calor da pele, a qual tem temperatura diminuída, então os nervos sensitivos, que mandam as informações ao cérebro, ficam inativos e a sensação de dor e diminuída. A tabela a seguir apresenta os dados de três experimentos da reação química dada por: 3(g) 2(g) 4(g) (g)CHC C CC HC .
Usando esses dados, assinale o correto.
a) A lei da velocidade é: 3 2v k[CHC ][C ].
b) A reação é de segunda ordem em relação ao clorofórmio.
c) O valor da constante de velocidade é 3 1 2 1k 5 10 (mol L) s .  .
d) A reação é de ordem três meios (3 2) em relação ao cloro.

A reação redox que ocorre entre os íons brometo (Br-) e bromato (Br3O) em meio ácido, formando o bromo (Br2) é representada pela equação: Br3O (aq) + 5 Br-(aq) + 6 H+(aq)  3 Br2(aq) + 3 H2O(ℓ). Um estudo cinético dessa reação em função das concentrações dos reagentes foi efetuado, e os dados obtidos estão listados na tabela a seguir.
Considerando as observações experimentais, pode-se concluir que a lei de velocidade para a reação é:
a) v = k [BrO3-] [Br-] [H+]
b) v = k [BrO3-] [Br-] 5 [H+]6
c) v = k [BrO3-]2 [Br-]6 [H+]4
d) v = k [BrO3-] [Br-]3 [H+]2
e) v = k [BrO3-] [Br-] [H+]2

Sabendo que a velocidade da reação de decomposição do pentóxido de nitrogênio, N2O5, aumenta duas vezes quando sua concentração é duplicada, assinale o item que apresenta a alternativa incorreta.
2 N2O5(g) → 4 NO2(g) + O2(g)
a) A reação de decomposição do pentóxido de nitrogênio é uma reação cuja cinética é de segunda ordem.
b) A equação de velocidade que rege a decomposição do pentóxido de nitrogênio é igual a V = k.[N2O5], em que V é a velocidade da reação e k é a constante de velocidade.
c) Se o uso de um catalisador acarretasse o aumento da velocidade da reação, isso seria consequência da diminuição da energia de ativação da reação.
d) Se a velocidade da reação é 3.10–2 mol.L1.s–1 quando a concentração de N2O5 é de 0,1 mol/litro, a constante de velocidade da reação é igual a 0,3 s–1.
e) Após a reação de decomposição do N2O5 em um balão de volume fixo, a pressão do sistema é maior do que a pressão inicial.

Considere a reação: NO2(g) + CO(g) → NO(g) + CO2(g) ΔH= – 226 kJ/mol. Ao realizar essa reação a 700ºC e com pressões parciais de NO2 (pNO2) e CO (pCO) iguais a 1 atm, determinou-se uma taxa de formação para o CO2(v) igual a x. Sabendo-se que a lei de velocidade para essa reação é v = k[NO2]², foram feitas as seguintes previsões sobre a taxa de formação de CO2(v).
Estão corretas as previsões feitas para:
a) I, apenas.
b) I e II, apenas
c) II e III, apenas.
d) I e III, apenas.
e) I, II e III.

A reação 2 NO(g) + 2 H2(g) → N2(g) + 2 H2O(g) foi estudada a 904 ºC. Os dados da tabela seguinte referem-se a essa reação.
A respeito dessa reação, é correto afirmar que sua expressão da velocidade é:
a) v = k[NO][H2]
b) v = k[NO]2[H2]
c) v = k[H2]
d) v = k[NO]4[H2]2
e) v = k[NO]2[H2]2

A decomposição do pentóxido de dinitrogênio é representada pela equação: 2 N2O5(g) → 4 NO2(g) + O2(g). Foram realizados três experimentos, apresentados na tabela.
A expressão da velocidade da reação é:
a) v = k · [N2O5]0
b) v = k · [N2O5]1/4
c) v = k · [N2O5]1/2
d) v = k · [N2O5]1
e) v = k · [N2O5]2

A equação X + 2Y → XY2 representa uma reação, cuja equação da velocidade é: v = k [X] [Y]. Assinale o valor da constante de velocidade, para a reação acima, sabendo que, quando a concentração de X é 1 M e a concentração de Y é 2 M, a velocidade da reação é de 3 mol/min.
Assinale o valor da constante de velocidade:
a) 3,0
b) 1,5
c) 1,0
d) 0,75
e) 0,5

Mais conteúdos dessa disciplina