Buscar

O povoamento, a ocupação econômica do território brasileiro e a ação do Estado são marcados por estarem interligados aos processos e circunstâncias...

O povoamento, a ocupação econômica do território brasileiro e a ação do Estado são marcados por estarem interligados aos processos e circunstâncias socioculturais, econômicas e políticas. Nesse sentido o termo ‘ilhas econômicas’ pode ser compreendido como:

Uma forma de organização planejada voltada para o desenvolvimento de pontos estratégicos do território.
X A concentração de atividades econômicas no território, na qual os elos de comunicação se davam pela importância da pecuária e agricultura alimentar voltada para o mercado externo.
O isolamento e a autonomia eram características dos arquipélagos econômicos brasileiros, e se mantém até a atualidade.
Os ciclos econômicos do Brasil associado a homogeneidade na povoação e estabelecimento de atividades no território nacional.
A lógica de acumulação primitiva de capital ou mercantilismo que marca a primeira divisão Internacional do Trabalho, em que diferentes regiões forneciam bens primários.

Essa pergunta também está no material:

50 ORGANIZAÇÃO, EPISTEMOLOGIA, TEORIA DA REGIÃO E REGIONALIDADE DO ESPAÇO
8 pág.

Epistemologia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do SulInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "A concentração de atividades econômicas no território, na qual os elos de comunicação se davam pela importância da pecuária e agricultura alimentar voltada para o mercado externo." Essa alternativa se refere ao conceito de "ilhas econômicas", que se caracterizam pela concentração de atividades econômicas em determinadas regiões do território, geralmente voltadas para a exportação, e que se comunicam entre si por meio de elos econômicos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais