Buscar

Há uma certa dicotomia no que tange à Educação Especial e Educação Inclusiva. No excerto abaixo, são apresentadas as respostas de três profissionai...

Há uma certa dicotomia no que tange à Educação Especial e Educação Inclusiva. No excerto abaixo, são apresentadas as respostas de três profissionais da educação, entrevistadas com a seguinte pergunta: Para você, qual é a diferença destes dois conceitos (Educação Especial e Inclusão)?

A) Transita pelas áreas das linguagens de modo a oferecer uma educação bilíngue, sendo a primeira, a língua materna e a segunda, LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais e, por meio dela, é possível promover mais acessibilidade na comunicação para pessoas com surdas e deficientes auditivas.
B) Atravessa todos os níveis da Educação Básica, proporcionando aos alunos surdos, o desenvolvimento de suas potencialidades mediante conhecimentos, habilidades e aptidões, promovendo sua autorrealização.
C) Perpassa todos os níveis de educação escolar, desde a fase inicial da Educação Infantil até os alunos universitários, assegurando seu direito a todos os alunos com deficiências.
D) Trabalha com diferentes áreas de conteúdos curriculares dentro do segmento da Educação Básica.
E) Segue diretrizes muito próximas do ensino em geral, trabalhando os conteúdos curriculares da forma regular focando no agrupamento de alunos com deficiência em salas personalizadas.

Essa pergunta também está no material:

EDUCACAO ESPECIAL 2023
6 pág.

Educação Especial Faculdade Venda Nova do ImigranteFaculdade Venda Nova do Imigrante

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A diferença entre Educação Especial e Inclusão é que a Educação Especial é um atendimento educacional especializado, realizado em classes, escolas ou serviços especializados, para pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Já a Educação Inclusiva é um processo que busca a participação de todos os alunos, sem exceção, nos espaços educacionais, valorizando a diversidade e respeitando as diferenças individuais. Portanto, a alternativa que melhor responde à pergunta é a letra E, que afirma que a Educação Inclusiva segue diretrizes muito próximas do ensino em geral, trabalhando os conteúdos curriculares da forma regular, focando no agrupamento de alunos com deficiência em salas personalizadas.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina