Buscar

Sistemas Analíticos, Análise de Dados Exploratória, Ferramentas Computacionais de Análise de Dados e Ética no uso dos Dados nas empresas são assunt...

Sistemas Analíticos, Análise de Dados Exploratória, Ferramentas Computacionais de Análise de Dados e Ética no uso dos Dados nas empresas são assuntos interrelacionados e cada vez mais relevantes na era digital atual: • Sistemas Analíticos são plataformas e ferramentas que ajudam a coletar, armazenar, processar e analisar grandes quantidades de dados. Eles possibilitam as empresas a obter insights valiosos e tomar decisões baseadas em dados. Análise de Dados Exploratória é uma abordagem utilizada para investigar e entender dados, descobrindo tendências, padrões e relações que possam ser úteis para a tomada de decisões. • Ferramentas Computacionais de Análise de Dados são softwares e programas que facilitam a análise de dados, incluindo gráficos, tabelas, estatísticas e modelos matemáticos. Eles permitem aos usuários visualizar e explorar os dados de maneira eficiente e intuitiva. • Ética no uso dos Dados nas empresas é uma questão crítica e deve ser considerada em todas as etapas da análise de dados. Isso inclui a proteção de informações pessoais, transparência na coleta e uso de dados, e responsabilidade na tomada de decisões baseadas em dados. • Em resumo, o uso de Sistemas Analíticos, Análise de Dados Exploratória, Ferramentas Computacionais de Análise de Dados e a consideração de questões éticas são fundamentais para a obtenção de insights valiosos e a tomada de decisões eficazes nas empresas. Sendo assim, como o uso de Sistemas Analíticos e Ferramentas Computacionais de Análise de Dados em empresas impacta a Análise de Dados Exploratória e a ética no tratamento de informações pessoais?

💡 1 Resposta

User badge image

Jessica Silva

A utilização de sistemas analíticos e ferramentas computacionais de análise de dados claramente impacta na análise exploratória e ética no tratamento de dados. Principalmente nos pontos a seguir:

Facilitação da análise de dados exploratória: Apresentando recursos avançados para explorar dados de forma eficiente, os sistemas analíticos e as ferramentas computacionais proporcionam aos analistas examinar grandes conjuntos de dados, identificar padrões, tendências e relações de forma mais rápida e precisa do que seria possível manualmente, gerando insights valiosos para tomada de decisões.

Melhorando análises: As ferramentas computacionais permitem que os usuários efetuem análises mais precisas e talhadas com maior facilidade. Tendo a possibilidade de explorar outros aspectos de maneira abrangente e compreendendo profundamente diversos detalhes dos dados.

Tratando dados de forma ética: Os dados são considerados valiosos ativos que cada pessoa ou instituição possui. Tratar de forma ética é exigido por lei, por esse motivo as empresas precisam garantir que toda parte de ETL (Extract, transform, load) seja realizada eticamente e dentro dos parâmetros legais. Para isso, os sistemas e ferramentas podem ser grandes aliados, já que é possui parametrizar em diferentes níveis de acessos e segurança.

Responsabilidade e transparência: Desde o processo de coleta até o uso dos dados devem ser devidamente informados aos usuários de maneira clara. A tecnologia também ajuda nesse ponto, já que as ferramentas computacionais devidamente parametrizadas asseguram o cumprimento dos princípios éticos desde o registro dos dados.

Assim, é possível concluir que os sistemas e ferramentas computacionais impactam positivamente na análise exploratória de dados, pois proporcionam melhor coleta, tratamento e visualização dos dados. Além disso, auxiliam nos cumprimentos das obrigações éticas e legais, evitando erro humano e ajudando na implementação de uma cultura responsável e data drive.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais