Buscar

Questão 2/10 - História e Historiografia Medieval Ocidental Verifique o excerto a seguir: “O revigoramento comercial e urbano dos séculos anter...

Questão 2/10 - História e Historiografia Medieval Ocidental
Verifique o excerto a seguir:
“O revigoramento comercial e urbano dos séculos anteriores fez sobressair uma sociedade cada vez mais desigual, com o aumento do número de desempregados e a multiplicação dos pobres e marginais, ao passo que se formaram verdadeiras aristocracias urbanas que controlavam ofícios e os postos do governo da cidade.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, Douglas Mota Xavier de; TREVISAN, Mariana Bonat. Rota de Aprendizagem da Aula 6. História e Historiografia Medieval Ocidental. Curitiba: Intersaberes, 2022, p. 12.
Após ter lido o trecho referenciado, e conforme o conteúdo do Tema 4 - Contrastes, desigualdades e contestações sociais no campo e na cidade, da Rota de Aprendizagem da Aula 6 , da disciplina de História e Historiografia Medieval Ocidental, assinale a alternativa que apresenta corretamente qual o principal cenário em que ocorreram revoltas sociais e quais as suas motivações durante a Baixa Idade Média.

Eram revoltas estritas do campo, uma vez que a falta de alimentos afetava diretamente o meio rural pela extorsão das cidades.
Eram revoltas estritas das cidades, feitas como resistência à ampliação das leis e dos impostos.
Ocorreram fundamentalmente no campo, requisitando melhores condições de trabalho e redução dos impostos, como ocorreu na jacquerie, em 1358, na França.
Ocorreram fundamentalmente nas cidades, mobilizadas por pressões econômicas e imposições fiscais que afetavam tanto estratos sociais mais populares quanto os mais elitistas.

Essa pergunta também está no material:

APOL 2
7 pág.

História e Historiografia Medieval Ocidental Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Durante a Baixa Idade Média, ocorreram fundamentalmente revoltas nas cidades, mobilizadas por pressões econômicas e imposições fiscais que afetavam tanto estratos sociais mais populares quanto os mais elitistas. A alternativa correta é a letra D.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais