Buscar

Questão 4/10 - História e Historiografia Medieval Ocidental Leia o fragmento de texto: “A pressão demográfica da Idade Média Central permitiu uma m...

Questão 4/10 - História e Historiografia Medieval Ocidental
Leia o fragmento de texto:
“A pressão demográfica da Idade Média Central permitiu uma maior divisão e especialização do trabalho. Além disso, intensificou a mobilidade dos indivíduos, gerando efeitos que se consumaram, principalmente, nas cidades medievais.”
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em LIMA, Douglas Mota Xavier de.; TREVISAN, Mariana Bonat. Rota de Aprendizagem da Aula 5. História E Historiografia Medieval Ocidental. Curitiba: Intersaberes, 2021, p. 13
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 5, Tema 5 de História e Historiografia Medieval Ocidental, sobre o revigoramento urbano e as relações de trabalho nos séculos XII e XIII na Europa, marque a alternativa correta:

O desenvolvimento do artesanato e de outros ofícios cada vez mais especializados conduziu à formação de associações, mais conhecidas como corporações de ofícios.
Essa expansão econômica permitiu a diminuição da distância entre ricos e pobres, uma vez que a mobilidade social se mostrou latente na cidade, local em que os laços sociais eram mais sólidos do que nas comunidades rurais.
A maioria das muitas mulheres exerciam ofícios especializados, como a tecelagem, o que ajudou a diminuir o estigma contra o trabalho feminino.
As corporações de ofício eram responsáveis pela autorregulamentação da profissão e pela assistência aos seus membros, mantendo-se sempre autônomas em relação às organizações devocionais.
Com expansão econômica aumentou a distância entre ricos e pobres principalmente no campo, uma vez que os laços sociais do campo eram mais frágeis que na cidade.

Essa pergunta também está no material:

APOL 2
7 pág.

História e Historiografia Medieval Ocidental Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "As corporações de ofício eram responsáveis pela autorregulamentação da profissão e pela assistência aos seus membros, mantendo-se sempre autônomas em relação às organizações devocionais." Isso porque o fragmento de texto menciona a formação de associações, mais conhecidas como corporações de ofícios, que eram responsáveis pela autorregulamentação da profissão e pela assistência aos seus membros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais