Buscar

(ENADE, 2018) Tomar como partida as crianças enquanto sujeitos de direitos, os quais são garatidos por leis e diretrizes nacionais, relaciona-se co...

(ENADE, 2018) Tomar como partida as crianças enquanto sujeitos de direitos, os quais são garatidos por leis e diretrizes nacionais, relaciona-se com a preocupação em prover o atendimento adequado em uma instituição educativa, que não seja apenas assistencial, mas promotora de educação, voltada para o desenvolvimento integral da criança. Faz-se necessário superar aquela educação reprodutora, que didatiza o lúdico, patologiza a infância e reduz a educação ao ensino, e promover uma educação que valorize o convívio com as diferenças, que priorize as expressões infantis, que agregue as famílias nas creches e que opte por considerar o ato de brincar como um favorecedor de descobertas. A partir dessas informações, avalie as afirmacoes a seguir:
I- A formação docente para atuação na educação infantil é desenvolvida em conjunto com a formação que habilita o docente a atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental, uma vez que, nos dois níveis, são exigidos os mesmos conhecimentos e são iguais os objetivos formativos.
II- Cuidar e educar são princípios norteadores da educação infantil e a prática educativa nesse segmento deve ser abordá-los sem que haja sobreposição entre eles.
III- No trabalho docente na educação infantil, deve-se considerar o brincar como forma específica de manifestação da criança e, portanto, elemento fundamental no desenvolvimento do trabalho educativo.
a) II e III, apenas.
b) I e III, apenas.
c) I, apenas.
d) II, apenas.

Essa pergunta também está no material:

Lúdico e Musicalização na Educação Infantil
6 pág.

Lúdico e Musicalização na Edução Infantil Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b) I e III, apenas. A afirmativa I está correta, pois a formação docente para atuação na educação infantil é desenvolvida em conjunto com a formação que habilita o docente a atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental, uma vez que, nos dois níveis, são exigidos os mesmos conhecimentos e são iguais os objetivos formativos. A afirmativa II está incorreta, pois cuidar e educar são princípios indissociáveis da educação infantil, não devendo ser abordados de forma separada. A afirmativa III está correta, pois no trabalho docente na educação infantil, deve-se considerar o brincar como forma específica de manifestação da criança e, portanto, elemento fundamental no desenvolvimento do trabalho educativo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais