Buscar

Em determinado processo de execução o executado, citado, nomeia bem a penhora e requer que sua expropriação ocorra diretamente por leilão judicial....

Em determinado processo de execução o executado, citado, nomeia bem a penhora e requer que sua expropriação ocorra diretamente por leilão judicial. Tal nomeação e requerimento de leilão são legais?

A nomeção à penhora sim, mas a expropriação direta por leilão público, não.
A nomeação e o requerimento de leião público não tem previsão legal no CPC.
A nomeação e o leilão são legais, de acordo com o CPC.
Para produzir efeitos a nomeação deve ter anuência do exequente e do juiz. Já o requerimento de leilão público, apenas do juiz.
Não pode haver nomeação de bens pelo executado, apenas pelo exequente. Já o requerimento de leilão público é legal.

Essa pergunta também está no material:

avaliando 2018,2
5 pág.

Direito Empresarial Aplicado I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A nomeação e o leilão são legais, de acordo com o CPC. O executado pode nomear bens à penhora e requerer que a expropriação ocorra diretamente por leilão judicial, conforme previsto no artigo 860 do CPC. Para que a nomeação produza efeitos, é necessário que haja anuência do exequente e do juiz. Já o requerimento de leilão público depende apenas da autorização do juiz.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais