Buscar

O Conselho de Direitos Humanos nasceu sob o signo da provisoriedade, pois apenas no prazo de um ano dever-se-á decidir sobre o futuro do sistema de...

O Conselho de Direitos Humanos nasceu sob o signo da provisoriedade, pois apenas no prazo de um ano dever-se-á decidir sobre o futuro do sistema de relatores especiais, do procedimento de queixas individuais perante os mecanismos extraconvencionais de proteção, e sobre a Subcomissão para a Promoção e a Proteção de Direitos Humanos. Algumas decisões, contudo, já foram tomadas, como a criação de um 'mecanismo universal de revisão periódica' que deve servir para estudar a situação dos direitos humanos em todos os países. Ainda, algumas mudanças deverão ser implementadas no que se refere ao Conselho. Para assegurar às ONGs o seu estatuto consultivo, deverão ser emendados os artigos 68 e 71 da Carta. Dever-se-á reconhecer, ademais disso, a todos os sete comitês estabelecidos por tratados internacionais o estatuto de observadores permanentes perante o Conselho de Direitos Humanos.
a) Não há qualquer relação de funções entre a antiga Comissão de Direitos Humanos e o novo Conselho de Direitos Humanos.
b) A grande novidade trazida com o Conselho de Direitos Humanos foi a Revisão Periódica Universal (RPU), que é um mecanismo em que se realiza um exame da situação de direitos humanos da totalidade dos Estados-membros da ONU em ciclos de quatro anos (no primeiro ciclo) e quatro anos e meio (a partir do segundo ciclo). A RPU passa a ser de adoção obrigatória e o Estado-membro examinado não participa da avaliação, nem mesmo pode aceitar ou rejeitar as 'recomendações' feitas.
c) Entre suas principais atribuições, o Conselho de Direitos Humanos tem como vocação institucional 'promover o respeito universal pela proteção de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais de todas as pessoas, sem distinções de nenhum tipo e de forma justa e equitativa (Assembleia Geral, Resolução 60/251, §2).
d) O Conselho de Direitos Humanos é formado por 47 Estados-membros, eleitos pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos, de forma que a escolha acaba tendo cunho político.
e) Antes da criação do Conselho de Direitos Humanos, havia a Comissão de Direitos Humanos, que, sem qualquer efetividade, não sobreviveu nem mesmo 10 anos.

Essa pergunta também está no material:

9 pág.

Direitos Humanos Faculdade AnhangueraFaculdade Anhanguera

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b) A grande novidade trazida com o Conselho de Direitos Humanos foi a Revisão Periódica Universal (RPU), que é um mecanismo em que se realiza um exame da situação de direitos humanos da totalidade dos Estados-membros da ONU em ciclos de quatro anos (no primeiro ciclo) e quatro anos e meio (a partir do segundo ciclo). A RPU passa a ser de adoção obrigatória e o Estado-membro examinado não participa da avaliação, nem mesmo pode aceitar ou rejeitar as 'recomendações' feitas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais