Buscar

QUESTÃO 2 A Vigilância epidemiológica é um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou a prevenção de qualquer mudança nos fat...

QUESTÃO 2 A Vigilância epidemiológica é um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou a prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar medidas de prevenção e controle de doenças ou agravos. O Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SNVE) foi criado, no Brasil, em 1975, junto ao Ministério da Saúde, abrangendo, exclusivamente, doenças infecciosas de notificação compulsória e agravos inusitados à saúde. Em 1990, implantou-se o sistema de vigilância de eventos adversos pós vacinação e, a partir daí, outros sistemas de vigilância foram sendo incorporados. Sobre essa temática, assinale a alternativa CORRETA: ​ Alternativas Alternativa 1: Vigilância de doenças infecciosas aplica-se à identificação, análise, compreensão de eventos adversos associados ao uso de medicamentos. Alternativa 2: Farmacovigilância analisa o comportamento das doenças (imprevisível e impacto global), influenciada pelo comportamento humano. Alternativa 3: Vigilância ambiental monitora a incidência, causas e circunstâncias em que ocorrem casos fatais e não fatais, intencionais e não intencionais. Alternativa 4: Vigilância de traumas e lesões coleta, analisa e dissemina informações sobre exposições ambientais potencialmente de risco e desfechos. Alternativa 5: Vigilância de doenças crônicas é o sistema de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas, a alternativa correta é a seguinte: Alternativa 1: Vigilância de doenças infecciosas aplica-se à identificação, análise, compreensão de eventos adversos associados ao uso de medicamentos.

1
Dislike0
User badge image

tatiane diesel

Vigilância de doenças crônicas é o sistema de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais