Buscar

O estado patrimonialista foi hegemônico na maior parte da nossa história. Embora superado a partir de 1930, muitas de suas características continua...

O estado patrimonialista foi hegemônico na maior parte da nossa história. Embora superado a partir de 1930, muitas de suas características continuam presentes na realidade brasileira. As raízes desse estado podem ser assim exemplificadas:

I. A corrupção era estimulada quando o público e o privado se confundiam.

II. A sociedade escravagista cultuou um sentimento de superioridade de alguns indivíduos em relação aos outros.

III. Os portugueses ocuparam o território para construir uma nação e nutriam, portanto, um sentimento de pertencimento ao Brasil.

IV. As decisões políticas eram tomadas por um setor muito restrito da sociedade.

São corretos os exemplos das alternativas:


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas: I. A corrupção era estimulada quando o público e o privado se confundiam. Isso está correto, pois no estado patrimonialista, a corrupção era comum devido à confusão entre interesses públicos e privados. II. A sociedade escravagista cultuou um sentimento de superioridade de alguns indivíduos em relação aos outros. Também está correto, pois a sociedade escravagista brasileira perpetuou a ideia de superioridade de alguns em relação a outros. III. Os portugueses ocuparam o território para construir uma nação e nutriam, portanto, um sentimento de pertencimento ao Brasil. Isso está incorreto, pois os portugueses ocuparam o território visando a exploração econômica, não necessariamente com o intuito de construir uma nação brasileira. IV. As decisões políticas eram tomadas por um setor muito restrito da sociedade. Isso está correto, pois no estado patrimonialista, as decisões políticas eram monopolizadas por um grupo restrito. Portanto, as alternativas corretas são I, II e IV.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais