Buscar

explique porque a psicologia moderna é um produto tanto do pensamento do século XIX como do século XX

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A psicologia moderna é um produto tanto do pensamento do século XIX quanto do século XX porque ela se desenvolveu a partir de ideias e teorias que surgiram nesses períodos. No século XIX, por exemplo, surgiram as primeiras teorias sobre o funcionamento da mente humana, como o behaviorismo e a psicanálise. Já no século XX, a psicologia se tornou uma ciência mais empírica e experimental, com o surgimento de novas abordagens, como a psicologia cognitiva e a neuropsicologia. Além disso, a psicologia moderna também foi influenciada por avanços em outras áreas do conhecimento, como a biologia, a filosofia e a sociologia.

0
Dislike0
User badge image

Gabriel Rocha Mello


Porque os psicólogos alegam que a psicologia é uma das disciplinas mais antigas e ao mesmo tempo mais moderna? Explique porque a psicologia moderna é um produto tanto do pensamento do século XIX, como do século XX?



Porque os primeiros pensadores e filósofos já se debruçarem sobre questões que são hoje áreas de estudo da Psicologia, no século V a.C. quando Platão e Aristóteles e outros filósofos gregos já discutiam sobre memória, aprendizagem, motivação, pensamento, percepção e comportamento anormal, etc.

A psicologia moderna surgiu da filosofia e de outras abordagens científicas emergentes para proclamar sua própria identidade como áera formal de estudo (experimentos de Wundt).

São a abordagem e as técnicas empregadas que distinguem a antiga filosofia da psicologia moderna e marcam o surgimento da psicologia como uma área de estudo própria, fundamentalmente científica.

Foi no séc. XIX que os pesquisadores , apoiados na investigação e na experimentação, puderam construir uma identidade própria, aperfeiçoando os instrumentos, técnicas e métodos de estudo.

Os primeiros anos do século XX trouxeram a mudança no cenário econômico: a primeira força contextual na psicologia. Período em que começaram as aplicações dos métodos e técnicas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais