Logo Passei Direto
Buscar
Dentro da Legislação Pública, o controle interno é exercido por meio de um sistema que se dá em três níveis, ou camadas, de controle. Assinale a alternativa que reúne os órgãos representativos desses três níveis na ordem do nível mais interno ao mais externo. a. Tribunais de Contas - controladorias - auditorias. b. Controle interno primário - controladorias - Tribunais de Contas. c. Controle interno - controladoria - controle externo. d. Controle interno primário - controle interno secundário - controle interno terciário. e. Controladoria - controle interno - Tribunais de Contas.
User badge image
Marinely Luchini

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder a essa questão, precisamos entender os níveis de controle interno na legislação pública. O controle interno é geralmente dividido em três níveis: 1. Controle Interno Primário: Refere-se ao controle realizado pelas próprias unidades administrativas. 2. Controladorias: Representam um nível intermediário de controle, que supervisiona e orienta as atividades de controle interno. 3. Tribunais de Contas: Este é o nível mais externo, que realiza o controle externo das contas públicas. Agora, vamos analisar as alternativas: a) Tribunais de Contas - controladorias - auditorias. (A ordem está incorreta, pois os Tribunais de Contas são o nível mais externo.) b) Controle interno primário - controladorias - Tribunais de Contas. (Esta opção apresenta a ordem correta dos níveis de controle.) c) Controle interno - controladoria - controle externo. (A terminologia não está precisa, pois não menciona os níveis específicos.) d) Controle interno primário - controle interno secundário - controle interno terciário. (Esta opção não reflete a estrutura correta dos níveis de controle.) e) Controladoria - controle interno - Tribunais de Contas. (A ordem está incorreta, pois a controladoria não é o nível mais interno.) A alternativa correta que reúne os órgãos representativos desses três níveis na ordem do nível mais interno ao mais externo é: b) Controle interno primário - controladorias - Tribunais de Contas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra C: Controle interno - controladoria - controle externo. Este é o sistema que representa os três níveis de controle interno na legislação pública.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Uma auditoria cujo objeto era a aquisição de equipamentos de informática tinha como critério preestabelecido: artigo 24, inciso IV, da Lei n.º 8.666/93: “Art. 24. É dispensável a licitação: [...] IV — nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares, e somente para os bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrência da emergência ou calamidade, vedada a prorrogação dos respectivos contratos.” A situação encontrada foi: aquisição de equipamentos de informática, nos meses de abril e maio de X0, com licitação dispensada com base no artigo 24, inciso IV, da Lei n.º 8.666/93, no valor total de R$ 530.000,00, pago sem preencher os requisitos de situação emergencial.
Indique o achado baseado nestas informações.
a. Aquisição de equipamentos de informática para atender uma região atingida por calamidade pública.
b. Contratação de serviços de informática com dispensa de licitação baseado no baixo valor de contratação.
c. Aquisição de equipamentos de informática que foram destruídos em uma situação de calamidade pública.
d. Aquisição irregular de equipamentos de informática com dispensa de licitação, sem preencher os requisitos de situação emergencial.
e. Aquisição irregular de equipamentos de informática com desvio de verba de situação de calamidade pública.

Mais conteúdos dessa disciplina