Buscar

XXIII EXAME UNIFICADO DA OAB. O laboratório de análises clínicas X realizou a importação de equipamento eletrônico necessário para a realização de ...

XXIII EXAME UNIFICADO DA OAB. O laboratório de análises clínicas X realizou a importação de equipamento eletrônico necessário para a realização de alguns exames. Por ocasião do desembaraço aduaneiro, foi-lhe exigido o pagamento de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), cuja base de cálculo correspondia a 150% do preço corrente do equipamento no mercado atacadista da praça do remetente, acrescido do Imposto de Importação (II), das taxas exigidas para a entrada do produto no país e dos encargos cambiais efetivamente pagos pelo laboratório. Sobre a exigência feita, assinale a afirmativa correta.
A) É ilegal, pois, além dos acréscimos, a base de cálculo está sendo de 150% do preço corrente do equipamento no mercado atacadista da praça do remetente.
B) É ilegal, pois a base de cálculo está incluindo o montante correspondente ao imposto de importação.
C) É ilegal, pois a base de cálculo está incluindo o montante correspondente às taxas exigidas para a entrada do produto no país.
D) É ilegal, pois a base de cálculo está incluindo o montante correspondente aos encargos cambiais efetivamente pagos pelo laboratório.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) É ilegal, pois, além dos acréscimos, a base de cálculo está sendo de 150% do preço corrente do equipamento no mercado atacadista da praça do remetente. A exigência feita pela autoridade aduaneira está incorreta, pois a base de cálculo do IPI deve ser o valor da operação de saída do produto do estabelecimento industrial ou equiparado a industrial, ou do estabelecimento equipado com aparelhos ou utensílios, de acordo com o art. 47 do Código Tributário Nacional. Além disso, a inclusão do valor correspondente ao Imposto de Importação, às taxas exigidas para a entrada do produto no país e aos encargos cambiais efetivamente pagos pelo laboratório na base de cálculo do IPI é indevida.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais