Buscar

A compensação previdenciária é um acerto de contas entre os regimes previdenciários e decorre do fato de um regime conceder o benefício com reconhe...

A compensação previdenciária é um acerto de contas entre os regimes previdenciários e decorre do fato de um regime conceder o benefício com reconhecimento do tempo de contribuição de outro regime, e se refere à uma proporção do tempo de contribuição averbado. As principais normas que regulam a compensação previdenciária são a Lei nº 9.796/99 e o Decreto nº 10.188/2019. O gestor municipal não deve descuidar de tomar as medidas necessárias para o recebimento dos recursos que podem ser devidos pelo INSS ou por outro ente federativo. Assinale a alternativa mais completa e que contempla restrições ou exigências legais que são aplicáveis ao recebimento dos valores da compensação previdenciária.

a) O ente federativo não receberá os valores da compensação previdenciária do INSS caso esteja sem Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP).
b) Para a compensação previdenciária, o ente cujo RPPS concedeu benefício, faz os seus cálculos e manda o requerimento cobrando os valores do regime que emitiu a certidão de tempo de contribuição.
c) Não é necessária a averbação de certidão de tempo de contribuição no regime que concedeu o benefício para a cobrança da compensação.
d) Para operacionalizar a compensação previdenciária o ente tem que celebrar Termo de Adesão ao Sistema Comprev com o Ministério do Trabalho e Previdência e contrato com a Dataprev para seu uso.
e) O pedido de compensação via Sistema Comprev pode ser efetuado a qualquer tempo.

Essa pergunta também está no material:

Exercício Avaliativo - Módulo 3_ Revisão da tentativa
8 pág.

Contabilidade das Áreas Diversas Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa mais completa e que contempla restrições ou exigências legais que são aplicáveis ao recebimento dos valores da compensação previdenciária é a letra D: "Para operacionalizar a compensação previdenciária o ente tem que celebrar Termo de Adesão ao Sistema Comprev com o Ministério do Trabalho e Previdência e contrato com a Dataprev para seu uso." Isso porque, para que o ente federativo possa receber os valores da compensação previdenciária, é necessário que ele celebre um Termo de Adesão ao Sistema Comprev com o Ministério do Trabalho e Previdência e um contrato com a Dataprev para seu uso.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais