Buscar

O Brasil é um país marcado por profunda desigualdade social, porém possui no seu escopo social certo grau de convivência pacífica entre seus cidadã...

O Brasil é um país marcado por profunda desigualdade social, porém possui no seu escopo social certo grau de convivência pacífica entre seus cidadãos dos mais diversos perfis de inclusão e exclusão social. Esse fenômeno é explicado pelo “mito fundador”. Sobre esse mito, assinale a alternativa que o representa corretamente: A. A legitimidade dada a acontecimentos fragmentados. B. A forte rejeição pela continuação do modelo político vigente. C. As situações de injustiças sociais e de desigualdades discrepantes. D. As políticas sociais cada vez mais focalizadas, descentralizadas e privatizadas. E. As mudanças nas relações sociais com o passar do tempo.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O mito fundador que explica o grau de convivência pacífica entre os cidadãos brasileiros, apesar da profunda desigualdade social, é representado pela alternativa A: a legitimidade dada a acontecimentos fragmentados. Esse mito se refere à ideia de que o Brasil é um país miscigenado, onde diferentes raças e culturas convivem em harmonia, o que é reforçado por eventos históricos pontuais, como a celebração do Carnaval e a vitória da Seleção Brasileira de Futebol. Esses acontecimentos são utilizados para reforçar a ideia de que o Brasil é um país pacífico e tolerante, apesar das desigualdades sociais.

0
Dislike0
User badge image

simone

A atuação profissional dos assistentes sociais nas políticas sociais são de extrema importância para o enfrentamento das mazelas sociais. Assim, pode-se ressaltar que o serviço social se configura como uma profissão que colabora desde o planejamento, a execução e o monitoramento até a avaliação das políticas públicas, buscando sua constante qualificação.

Sobre essa discussão, julgue as afirmativas a seguir:

I – As políticas sociais são formas de materializar direitos conquistados pelo povo de uma nação.

II – A existência de diversos programas sociais é reflexo das lutas coletivas em busca de respostas públicas para o enfrentamento da questão social.

III – As políticas sociais não devem ser prioridades para os assistentes sociais, visto que são respostas paliativas para a questão social, pois não conseguirão acabar com sua existência.

IV – O assistente social deve sempre reafirmar a importância das políticas sociais para o enfrentamento, mesmo que limitado, das expressões da questão social.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas verdadeiras:

A. 

I, II, III e IV.

B. 

I, III e IV, apenas.

C. 

I, II e III, apenas.

D. 

I e IV, apenas.

E. 

I, II e IV, apenas.



0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais