Buscar

O período gestacional é constituído por 40 semanas, sendo heterogêneo em seus aspectos fisiológicos, metabólicos e nutricionais. O primeiro trimest...

O período gestacional é constituído por 40 semanas, sendo heterogêneo em seus aspectos fisiológicos, metabólicos e nutricionais. O primeiro trimestre caracteriza-se por grandes modificações biológicas devidas à intensa divisão celular que ocorre nesse período. [...] O segundo e o terceiro semestre integram outra fase da gestante, em que o meio externo vai exercer influência direta na condição nutricional do feto. O ganho de peso adequado, a ingestão de energia e de nutrientes, o fator emocional e o estilo de vida são determinantes para o crescimento e desenvolvimento normais do feto” (VITOLO, Márcia Regina. Da gestação ao envelhecimento. São Paulo: Editora Manole). A partir do exposto e de acordo com o aprendido na disciplina, alguns nutrientes devem ser oferecidos com atenção especial nesse ciclo da vida. Assinale a opção que não representa um desses nutrientes:

a. Cálcio, embora a recomendação nutricional seja a mesma para as mulheres na mesma faixa etária, mas sem a condição fisiológica alterada, esta é explicada pelo melhor aproveitamento biológico que os hormônios promovem durante a gestação.
b. Ácido fólico, principalmente no primeiro trimestre para evitar o defeito do tubo neural.
c. Vitamina E, presente em óleos vegetais para evitar oxidação dos tecidos e auxiliar na formação do tubo neural.
d. Ferro, principalmente no último trimestre da gestação devido ao aumento da massa eritrocitária para suprir as necessidades do feto e adquirir a reserva de ferro.
e. Vitamina A para evitar deficiência dessa vitamina e melhorar a resposta imunológica contra as infecções.

Essa pergunta também está no material:

ESTUDOS DISCIPLINARES IX - QUESTIONÁRIO UNIDADE II
8 pág.

Estudos Disciplinares IX Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A opção que não representa um dos nutrientes que devem ser oferecidos com atenção especial durante a gestação é a letra E, Vitamina A para evitar deficiência dessa vitamina e melhorar a resposta imunológica contra as infecções. Embora a vitamina A seja importante para a saúde da gestante e do feto, o excesso pode ser prejudicial, por isso é importante que a ingestão seja controlada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais