Buscar

6) No tocante a imunidade tributária, analise as assertivas abaixo: A imunidade tributária é a vedação total ao poder de tributar, imposta por norm...

6) No tocante a imunidade tributária, analise as assertivas abaixo:
A imunidade tributária é a vedação total ao poder de tributar, imposta por norma constitucional, de modo que sobre determinados fatos, pessoas ou categorias de pessoas não possa incidir lei ordinária de tributação.
ASSIM, A consequência jurídica da promulgação de uma lei ordinária que venha a ser instituída cobrando tributos de entidades que gozem de imunidade tributária será tida como inconstitucional, e, pois, sujeita a ser declarada pelo Poder Judiciário:
a) I e II estão corretas
b) I e II estão incorretas
c) I está correta e a II está incorreta
d) I está incorreta e a II está correta
e) Ambas estão corretas e a II complementa a I
Alternativa correta é a letra E
JUSTIFICATIVA: São 4 os casos de imunidade previstos nos incisos VI do artigo 150 da CF, com as observações contidas nos seus parágrafos:a) instituir impostos sobre o patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros (imunidade recíproca).;b) instituir impostos sobre os templos de qualquer culto;c) instituir impostos sobre o patrimônio, renda ou serviços dos partidos políticos, inclusive suas fundações, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei;d) instituir impostos sobre livros, jornais, periódicos e o papel destinado a sua impressão. A imunidade tributária consiste na proibição de cobrar tributo no mesmo exercício financeiro em que foi instituído.

Essa pergunta também está no material:

DP - Teoria geral do direito tributario
46 pág.

Direito Tributário I Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E. Justificativa: A imunidade tributária é a vedação total ao poder de tributar, imposta por norma constitucional, de modo que sobre determinados fatos, pessoas ou categorias de pessoas não possa incidir lei ordinária de tributação. A consequência jurídica da promulgação de uma lei ordinária que venha a ser instituída cobrando tributos de entidades que gozem de imunidade tributária será tida como inconstitucional, e, pois, sujeita a ser declarada pelo Poder Judiciário.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais