Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com a Lei 10.098, que trata de questões sobre pessoa com deficiência, é correto afirmar que:
a) Ela identifica o direito de acessibilidade de pessoas com deficiência.
b) Ela trata da regulamentação do código Braille para pessoas cegas.
c) Ela trata do uso de LIBRAS para pessoas com surdez.
d) Ela trata da matrícula do aluno com deficiência na escola regular.
e) Ela diz respeito aos direitos gerais das pessoas com deficiência.
a) Ela identifica o direito de acessibilidade de pessoas com deficiência.
b) Ela trata da regulamentação do código Braille para pessoas cegas.
c) Ela trata do uso de LIBRAS para pessoas com surdez.
d) Ela trata da matrícula do aluno com deficiência na escola regular.
e) Ela diz respeito aos direitos gerais das pessoas com deficiência.
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

A Lei 10.098, de 19 de dezembro de 2000, estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência. O foco principal da lei é garantir o direito de acessibilidade, que é fundamental para a inclusão dessas pessoas na sociedade. Analisando as alternativas: a) Ela identifica o direito de acessibilidade de pessoas com deficiência. - Correto, pois a lei realmente trata do direito à acessibilidade. b) Ela trata da regulamentação do código Braille para pessoas cegas. - Não é o foco principal da lei. c) Ela trata do uso de LIBRAS para pessoas com surdez. - Embora a acessibilidade inclua isso, não é o foco principal da Lei 10.098. d) Ela trata da matrícula do aluno com deficiência na escola regular. - Isso é abordado em outras legislações, mas não é o foco da Lei 10.098. e) Ela diz respeito aos direitos gerais das pessoas com deficiência. - Embora a lei aborde direitos, o foco específico é na acessibilidade. Portanto, a alternativa correta é: a) Ela identifica o direito de acessibilidade de pessoas com deficiência.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A alternativa correta é a letra A) Ela identifica o direito de acessibilidade de pessoas com deficiência. A Lei 10.098/2000 estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, garantindo-lhes o direito à igualdade de oportunidades, tendo em vista a sua inclusão social.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Educação Inclusiva se configura como uma ação conjunta entre o sistema _____ de ensino e a educação _______. Marque a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas acima.

a) Regular e Especializada.
b) Especial e Inclusiva.
c) Inclusivo e Especial.
d) Especial e Regular.
e) Inclusivo e Regular.

Sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), analise as afirmativas a seguir:
I. A Educação Especial, a Educação Indígena e a Educação de jovens e adultos são modalidades que perpassam todos os níveis de ensino.
II. A Educação brasileira é dividida em dois níveis: a educação básica e o ensino médio.
III. A Educação a distância deve ser oferecida aos estudantes em tempos e espaços diversos.
IV. A Educação de Jovens e Adultos atende as pessoas que não tiveram acesso à educação na idade certa.
a) Todas as afirmativas estão corretas.
b) Todas as afirmativas estão incorretas.
c) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
d) As afirmativas I e IV estão corretas.
e) Somente a afirmativa IV está correta

No artigo 58, capítulo V da LDB/1996, fica estabelecido que a Educação Especial é a modalidade de ensino oferecida aos educandos com necessidades educacionais especiais. Sobre o tema, considere as três afirmativas abaixo:
I. A Educação especial deve ser oferecida preferencialmente em escolas especiais.
II. O atendimento educacional poderá ser feito em classes ou serviços especializados.
III. Podem existir serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender as peculiaridades da clientela de Educação Especial.
a) A afirmativa II está errada.
b) Todas as afirmativas estão erradas.
c) A alfirmativa III está errada.
d) A afirmativa I está errada.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

No atendimento na classe comum, o planejamento é feito pelo ________ em conjunto com o _________, com o intuito de garantir a inclusão da criança. Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas acima.

a) Professor especial e Professor regular.
b) Professor Integrador e Professor da turma.
c) Professor da turma e Professor Inclusivo.
d) Professor inclusivo e Professor especializado.
e) Professor da turma e professor especializado.

No Curso de Formação de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, são trabalhados eixos temáticos. Sobre o assunto, marque a alternativa que não corresponde a um exemplo desses eixos.

a) Fundamentos e princípios da Educação inclusiva.
b) Diversidade Humana na escola.
c) Experiências educacionais inclusivas.
d) Inclusão de alunos surdos.
e) Educação de alunos excepcionais.

Ética e o funcionamento da educação especial inclusiva. Sobre o tema, assinale a alternativa que representa o princípio fundamental que consta nesta declaração.

a) Todas as crianças devem aprender juntas, mas caso precisem ficarão em classes separadas.
b) A necessidade de se ampliar a inclusão dos alunos com deficiência nas escolas regulares.
c) Todas as crianças não devem aprender juntas, porque as necessidades educacionais especiais são diferentes.
d) A necessidade de se ampliar a integração dos alunos com deficiência nas escolas regulares.
e) Todas as crianças com deficiência precisam realizar atendimento educacional em escolas especiais.

Mais conteúdos dessa disciplina