Buscar

O gráfico de Levey-Jennings é a representação mais comum para nós de avaliação dos resultados de controle de qualidade de um laboratório. Com base ...

O gráfico de Levey-Jennings é a representação mais comum para nós de avaliação dos resultados de controle de qualidade de um laboratório. Com base na interpretação desta ferramenta de análise, é correto afirmar que:
a visualização de dez observações analíticas para o mesmo lado do valor-alvo (média) mostra apenas a deterioração dos reagentes utilizados.
a faixa entre duas observações na mesma análise que excede 4 desvios padrões (R4s) mostra imprecisão analítica.
a visualização de duas observações sequenciais, ou observações para duas amostras de Controle de Qualidade na mesma análise, que excedem 2,5 desvios padrões do valor-alvo, na mesma direção mostra distorções aleatórias.
uma observação analítica que excede mais de três desvios padrões da média mostra apenas a distorção aleatória dos dados.
o gráfico é incapaz de representar distorções sistemáticas de um método.

Essa pergunta também está no material:

ANÁLISES CLÍNICAS MICROBIOLÓGICAS E PARASITÁRIAS
4 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "a faixa entre duas observações na mesma análise que excede 4 desvios padrões (R4s) mostra imprecisão analítica." O gráfico de Levey-Jennings é uma ferramenta de análise utilizada para avaliar os resultados de controle de qualidade de um laboratório. Ele é capaz de identificar tanto distorções aleatórias quanto sistemáticas em um método analítico. A alternativa A está incorreta, pois a visualização de dez observações analíticas para o mesmo lado do valor-alvo (média) pode indicar tanto a deterioração dos reagentes quanto a distorção sistemática do método. A alternativa C também está incorreta, pois a visualização de duas observações sequenciais, ou observações para duas amostras de Controle de Qualidade na mesma análise, que excedem 2,5 desvios padrões do valor-alvo, na mesma direção pode indicar tanto distorções aleatórias quanto sistemáticas. A alternativa D está incorreta, pois uma observação analítica que excede mais de três desvios padrões da média pode indicar tanto distorções aleatórias quanto sistemáticas. A alternativa E está incorreta, pois o gráfico de Levey-Jennings é capaz de representar distorções sistemáticas de um método.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais