Buscar

Sobre a organização dos poderes, tributação, orçamento e ADCT, assinale a alternativa incorreta. a) O artigo 68, do Ato das Disposições Constitucio...

Sobre a organização dos poderes, tributação, orçamento e ADCT, assinale a alternativa incorreta.
a) O artigo 68, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), prevê o direito dos remanescentes das comunidades dos quilombos de ver reconhecida pelo Estado a sua propriedade sobre as terras por eles histórica e tradicionalmente ocupadas.
b) Pelo poder constituinte de reforma, assim como pelo poder constituinte originário, podem ser inseridas normas no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), admitindo-se, em ambas as hipóteses, a incidência do controle de constitucionalidade.
c) Estado de Defesa e Estado de Sítio representam medidas extraordinárias previstas pela Constituição Federal, buscando restabelecer ou garantir a continuidade da normalidade constitucional ameaçada.
d) A definição dos princípios de atuação do Ministério Público abarcam defender a ordem jurídica, o regime democrático, os interesses sociais e os interesses individuais indisponíveis.
e) Ao dispor sobre a reforma agrária, a Constituição da República autoriza a União a promover a desapropriação e estabelece que a função social da propriedade rural deve ser cumprida mediante a observância de determinados requisitos

Essa pergunta também está no material:

slides Instituições de Direito
7 pág.

Instituições de Direito I Faculdade São BrazFaculdade São Braz

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra b) Pelo poder constituinte de reforma, assim como pelo poder constituinte originário, podem ser inseridas normas no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), admitindo-se, em ambas as hipóteses, a incidência do controle de constitucionalidade. Na verdade, o poder constituinte de reforma não pode inserir normas no ADCT, pois este é um instrumento transitório que tem como finalidade regulamentar a transição entre a Constituição anterior e a nova Constituição. Além disso, as normas inseridas no ADCT não estão sujeitas ao controle de constitucionalidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais