Buscar

12. Comente a base fisiopatológica das seguintes anomalias reprodutivas femininas: a) Pseudo-hermafroditismo feminino: indivíduo do sexo feminino q...

12. Comente a base fisiopatológica das seguintes anomalias reprodutivas femininas:
a) Pseudo-hermafroditismo feminino: indivíduo do sexo feminino que apresenta características fenotípicas em graus variados, do sexo masculino, derivadas de deficiências enzimáticas que resultam na insuficiência ou excesso de androgênios.
b) Puberdade precoce: caracterizada como o desenvolvimento de características sexuais secundárias em meninas menores de 8 anos de idade e meninos menores de 9 anos de idade, podendo ser dependente de GnRH, quando há ativação precoce do eixo hipotalâmico-hipofisário-gonadal, ou independente de GnRH, quando há secreção de esteróides sexuais precoce cujas causas podem ser: hiperplasia adrenal congênita (CAH), tumores na glândula adrenal, ovários e testículos que secretam androgênios ou estrogênios.
c) Câncer de mama: Pode se desenvolver a partir da administração de estrogênio, onde existem receptores citoplasmáticos de estrogênio em tumores. Quanto maior o número de receptores de estrogênio no tumor, maior a taxa de resposta à terapia endócrina e menor é a incidência de recidivas.
d) Menstruações irregulares e amenorreia: A amenorreia pode ser classificada em primária, quando a mulher nunca menstruou, ou secundária, quando mulheres com menstruação variável deixam de menstruar, sendo que suas causas podem se sobrepor. Na amenorreia primária há incapacidade de estabelecer menstruação periódica espontânea com idade de 16 anos, independentemente do desenvolvimento ou não de características sexuais secundárias podendo ser causas: a síndrome de Turner (45, X), a disgenesia gonadal pura (46, XX ou XY), ou a agenesia do ducto de Muller. Já na secundária há ausência de menstruação periódica por pelo menos seis meses em mulheres que já menstruaram e tem a gravidez descartada podendo ter causas variadas como distúrbios uterinos, ovarianos, adrenais, das glândulas tireóide e pituitária, além de distúrbios do hipotálamo e iatrogenia.

Essa pergunta também está no material:

ESTUDO DIRIGIDO DISTURBIOS REPRODUTIVOS
9 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) O pseudo-hermafroditismo feminino é uma anomalia reprodutiva feminina que ocorre devido a deficiências enzimáticas que resultam na insuficiência ou excesso de androgênios. Essa condição pode levar a indivíduos do sexo feminino apresentarem características fenotípicas em graus variados, do sexo masculino. b) A puberdade precoce é caracterizada pelo desenvolvimento de características sexuais secundárias em meninas menores de 8 anos de idade e meninos menores de 9 anos de idade. Essa condição pode ser dependente de GnRH, quando há ativação precoce do eixo hipotalâmico-hipofisário-gonadal, ou independente de GnRH, quando há secreção de esteroides sexuais precoce cujas causas podem ser: hiperplasia adrenal congênita (CAH), tumores na glândula adrenal, ovários e testículos que secretam androgênios ou estrogênios. c) O câncer de mama pode se desenvolver a partir da administração de estrogênio, onde existem receptores citoplasmáticos de estrogênio em tumores. Quanto maior o número de receptores de estrogênio no tumor, maior a taxa de resposta à terapia endócrina e menor é a incidência de recidivas. d) As menstruações irregulares e a amenorreia podem ter causas variadas. A amenorreia pode ser classificada em primária, quando a mulher nunca menstruou, ou secundária, quando mulheres com menstruação variável deixam de menstruar. Na amenorreia primária, há incapacidade de estabelecer menstruação periódica espontânea com idade de 16 anos, independentemente do desenvolvimento ou não de características sexuais secundárias. As causas podem ser a síndrome de Turner (45, X), a disgenesia gonadal pura (46, XX ou XY) ou a agenesia do ducto de Muller. Já na secundária, há ausência de menstruação periódica por pelo menos seis meses em mulheres que já menstruaram e têm a gravidez descartada. As causas podem ser variadas, como distúrbios uterinos, ovarianos, adrenais, das glândulas tireóide e pituitária, além de distúrbios do hipotálamo e iatrogenia.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais