Buscar

Silvâgela e Jorcreisson estão se divorciando, mas ainda moram no mesmo apartamento, o qual pretendem vender. Em uma discussão durante a madrugada J...

Silvâgela e Jorcreisson estão se divorciando, mas ainda moram no mesmo apartamento, o qual pretendem vender. Em uma discussão durante a madrugada Jorcreisson foi para a varanda e gritou: “A Silvâgela é uma vadia! É uma vagabunda!”, conduta através da qual ofendeu publicamente a honra da ex-mulher, uma vez que as palavras também foram ouvidas pelo porteiro e pelo vigia do prédio. Sobre o caso, a partir do conceito de bem jurídico e sua relação com os Princípios do Processo Penal marque a resposta correta:

a.

Trata-se de um crime que tutela o bem jurídico honra, mas que foi revogado pelos costumes sociais, que aceitam amplamente ofensas entre marido e mulher.

b.

Embora seja uma conduta lamentável sobre o ponto de vista ético, ferindo a honra e a imagem de Silvângela, essa conduta não viola bem jurídico penalmente tutelado, sendo irrelevante do ponto de vista social.

c.

Embora a honra seja um bem juridicamente protegido pelo direito penal, o crime foi praticado durante a madrugada, tendo sido presenciado por poucas pessoas, aplicando-se no caso o princípio da insignificância.

d.

Trata-se de um crime que tutela o bem jurídico honra, o qual foi praticado em contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher, razão pela qual não se pode aplicar o princípio da insignificância.

e.

Embora seja um bem jurídico penal, pelo princípio da bagatela este caso deve ser resolvido pelo direito civil.

Limpar minha escolha


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais