Buscar

A partir dessas informações, leia atentamente a conversa a seguir: Conversa entre João e José “- Sabe, José... Pra mim, o Brasil é o melhor paí...

A partir dessas informações, leia atentamente a conversa a seguir:



Conversa entre João e José



“- Sabe, José... Pra mim, o Brasil é o melhor país da face da Terra!

- João, quantos países você já conhece?

- Só conheço o Brasil!

- Então, como você sabe que o Brasil é o melhor país da face da Terra?

- Para com isso, Zé? Você não é brasileiro?

- Brasileiro sou, mas isso não me dá o direito de afirmar que o nosso Brasil é o melhor lugar do mundo, sem que tenha conhecido outros países, certo? Aí é uma questão de visão nativista, patriotismo, valorização do berço etc.

- Já vi que só porque conhece outros países, pensa que tem direito de falar mal do Brasil.

- Nada disso, amigo! Eu apenas deixei claro minha opinião! Veja bem, eu adoro morar no Brasil! Acredito que não escolheria outro país para viver, porém, sabemos que existem países com melhores condições que o nosso, segurança pública e educação, por exemplo.

O fato de ter conhecido outros países faz com que eu reflita melhor sobre a organização de nossa nação. Mas quer saber amigo? Essa conversa está tomando rumo sério demais e vai acabar quebrando nosso momento de descontração e bebedeira. Vamos mudar de assunto!”




A partir da sua leitura e do conteúdo abordado nessa unidade curricular, responda:



1. Qual é o tema central da conversa apresentada no texto?



2. Quais são os principais argumentos que definem a opinião de cada personagem?



3. Houve ruído na comunicação entre os personagens? Quais as consequências dos ruídos na comunicação e como podemos evitá-los?

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

1. O tema central da conversa é a opinião de João sobre o Brasil ser o melhor país do mundo e a discussão que se segue com José sobre a validade dessa opinião sem ter conhecido outros países. 2. João argumenta que o Brasil é o melhor país do mundo, mas só conhece o Brasil. José argumenta que é necessário conhecer outros países para ter uma opinião fundamentada e que existem países com melhores condições que o Brasil em áreas como segurança pública e educação. Ambos expressam amor pelo Brasil, mas têm opiniões diferentes sobre a validade da opinião de João. 3. Sim, houve ruído na comunicação entre os personagens, pois João não considerou a opinião de José e tentou impor sua opinião sem ter conhecido outros países. As consequências dos ruídos na comunicação podem ser mal-entendidos, conflitos e falta de respeito. Para evitá-los, é importante ouvir atentamente o que o outro tem a dizer, respeitar opiniões diferentes e buscar entender o ponto de vista do outro antes de expressar a própria opinião.

0
Dislike0
User badge image

Amanda Barbosa

O melhor país para de viver

João considera o Brasil o melhor país enquanto José adora morar no Brasil mas reconhece que existe países com melhoras condições.

Houve ruidos

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais