Buscar

A manipulação da resposta imune para benefício da saúde humana pode ser feita de diversas maneiras: na prevenção de doenças, por meio da vacinação;...

A manipulação da resposta imune para benefício da saúde humana pode ser feita de diversas maneiras: na prevenção de doenças, por meio da vacinação; no controle da resposta imune para fins de evitar a rejeição de órgãos transplantados; e ainda na utilização de anticorpos e citocinas para tratar doenças.

Para responder a este Desafio, imagine a seguinte situação:

"Você está trabalhando em uma equipe multiprofissional que atende um paciente com esclerose múltipla, doença autoimune neurodegenerativa e progressiva. As opções iniciais de tratamento incluíam o uso de corticoides, mas o paciente apresentou toxidade renal, e o tratamento precisou ser descontinuado."

Com base nessas informações e em seus conhecimentos sobre a manipulação da resposta imune, responda: qual seria sua sugestão de estratégia de tratamento para esse paciente? Justifique sua resposta.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para o tratamento do paciente com esclerose múltipla que apresentou toxicidade renal com o uso de corticoides, uma sugestão de estratégia de tratamento seria o uso de imunomoduladores, como o interferon beta, que é uma proteína produzida naturalmente pelo organismo e que ajuda a regular a resposta imune. O interferon beta é utilizado no tratamento da esclerose múltipla e pode ajudar a reduzir a frequência e a gravidade das crises da doença. Além disso, outras opções de tratamento incluem o uso de imunossupressores, como a azatioprina e o micofenolato, que podem ajudar a controlar a resposta imune e reduzir a inflamação no sistema nervoso central. É importante que o tratamento seja individualizado e acompanhado por uma equipe multiprofissional, incluindo médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, para garantir a eficácia e a segurança do tratamento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais