Buscar

Hoje, podem ser encontrados diferentes instrumentos de observações astronômicas. Entretanto, nem sempre foi assim. Os primeiros telescópios surgira...

Hoje, podem ser encontrados diferentes instrumentos de observações astronômicas. Entretanto, nem sempre foi assim. Os primeiros telescópios surgiram na Holanda, ainda no século XVII. Todavia, foi Galileo Galilei que teve a perspicácia de apontar este instrumento para o céu noturno, a fim de revelar segredos do Universo. Após seu aperfeiçoamento por Galileo, possibilitou ao físico italiano observar luas de Júpiter, manchas solares, entre outros fenômenos. O telescópio de Galileo possuía uma lente convexa e uma lenta côncava. No tocante aos telescópios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 

 

 

(  ) Isaac Newton (1643-1727) construiu um telescópio refletor, ainda muito utilizado nos observatórios profissionais.

 

(  ) O telescópio refrator possui um espelho curvo (paraboloide ou hiperboloide) e, portanto, apresenta um funcionamento diferente dos telescópios refletores (dióptrico) de Galileo e Kepler.

 

(  ) Um telescópio consiste basicamente em um funil para coleta de luz, de forma que o tamanho da área responsável pela entrada da luz proveniente dos astros impacta diretamente nas imagens obtidas.

 

(  ) Abertura: é o diâmetro da ocular do telescópio no caso dos refratores, ou o diâmetro do espelho primário no caso dos refletores.

 

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 

A)V - F - F - V.

B)F - V - F - F.

C)V - F - V - F.

D)V - V - F - F.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais