Buscar

Paul Baltes foi um psicólogo alemão cujo trabalho científico teve como destaque o estabelecimento da perspectiva life-span do desenvolvimento human...

Paul Baltes foi um psicólogo alemão cujo trabalho científico teve como destaque o estabelecimento da perspectiva life-span do desenvolvimento humano. Ele também era um teórico no campo da Psicologia do envelhecimento. Assinale a alternativa que aponta um dos princípios básicos de sua abordagem do desenvolvimento do ciclo da vida.
A) O desenvolvimento termina na idade adulta.
B) O desenvolvimento envolve sempre ganhos.
C) Não existem influências de mudanças biológicas sobre o desenvolvimento.
D) O desenvolvimento envolve uma constante estabilidade na alocação de recursos.
E) O desenvolvimento revela plasticidade.
Para Baltes, a noção de plasticidade enfatiza que existem muitos resultados de desenvolvimento possíveis, e que a natureza do desenvolvimento humano é muito mais aberta e pluralista do que fica inicialmente implícito por visões tradicionais. Não há uma via única que deve ser tomada no desenvolvimento de um indivíduo ao longo do ciclo de vida. O desenvolvimento, portanto, sofre muitas influências, as quais poderão modificar aquilo que se espera de um desenvolvimento “normal” ou comum. Para Baltes, o desenvolvimento ocorre até o final da vida e envolve sempre ganhos e perdas. As mudanças biológicas, como as culturais, sociais, são importantíssimas.

Essa pergunta também está no material:

PSI DO DESENVOLVIMENTO HUMANO - AVALIANDO APRENDIZADO 4 QUESTÕES
4 pág.

Psicologia do Desenvolvimento Humano Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E) O desenvolvimento revela plasticidade. Paul Baltes enfatizou que o desenvolvimento humano é aberto e pluralista, e a noção de plasticidade ressalta que existem muitos resultados de desenvolvimento possíveis ao longo do ciclo de vida.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais