Buscar

No contexto de Vigilância Sanitária: “ a União se limita a expedir normas gerais sobre o sistema nacional de Vigilância Sanitária, definindo-o e co...

No contexto de Vigilância Sanitária: “ a União se limita a expedir normas gerais sobre o sistema nacional de Vigilância Sanitária, definindo-o e coordenando-o em todo o território nacional, os estados têm o poder-dever de coordenar e, em caráter complementar, executar ações e serviços de Vigilância Sanitária e de saúde do trabalhador, suplementando, nesses setores, a legislação sobre normas gerais expedidas pela União e os Municípios podem, na medida dos interesses locais, suplementar a legislação federal e estadual no tocante à aplicação e execução de ações e serviços de Vigilância Sanitária". (CARVALHO, G. I. de et al. Sistema Único de Saúde: comentários à lei orgânica da saúde; Lei 8.080/90 e 8.142/90. 1995). Sobre esse assunto, é possível afirmar que:
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é uma fundação presente em todo o território nacional que promove a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária.
Não existe um órgão específico governamental que atue somente pela Vigilância Sanitária. Cada esfera de governo atua com parte dessa atividade dentro do sistema de saúde.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é uma autarquia presente em todo o território nacional que promove a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária.
Não existe um órgão específico governamental que atue somente pela Vigilância Sanitária. Apenas a esfera municipal de governo atua nessa atividade dentro do sistema de saúde.
A Vigilância Sanitária é uma dimensão facultativa do Sistema Único de Saúde, não sendo imprescindível na composição do sistema como um todo.
a) I e III estão corretas.
b) II e IV estão corretas.
c) III e V estão corretas.
d) I e IV estão corretas.
e) II e V estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

AV2 Saude meio ambiente
6 pág.

Saúde, Educação e Meio Ambiente

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: c) III e V estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais