Sobre pêndulo balístico, analise as sentenças a seguir: I- A colisão do pêndulo balístico também pode ser descrita em termos do momento linear dos objetos. II- A aplicação do pêndulo balístico foi em indústrias de armamentos, onde era medida a altura com que os projéteis lançados atingiam o alvo. III- O pêndulo balístico é um artefato que funciona com a transformação de energia cinética em energia potencial gravitacional após uma colisão. IV- A energia cinética (K) é relacionada à velocidade de um objeto. A Somente a sentença III está correta. B Somente a sentença IV está correta. C As sentenças I, III e IV estão corretas. D Somente a sentença I está correta.
Sobre o sistema de medição com mostrador analógico, assinale a alternativa CORRETA: Possui um mostrador com os algarismos da medição já apresentados nele. É aquele que possui uma escala que será lida pelo operador do experimento. Os algarismos do mostrador constituem o resultado da medição e, portanto, são todos algarismos significativos. O algarismo duvidoso é o último digito da tela. A B C D
Com base no exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: ( ) Erro constante incluído em todas as medições realizadas por um mesmo aparelho. ( ) Originado por perturbações imprevisíveis durante a medição. ( ) Produzido pela leitura do valor de medição no mostrador do sistema de medição. ( ) Determinado pelo número n de medições feitas com a porcentagem da confiabilidade necessária à medida. ( ) É estimado como a metade do menor divisão da escala. A III - II - I - II - IV. B I - II - III - II - IV. C I - II - III - IV - II. D II - I - III - IV - III.
Sobre o pêndulo simples, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O modelo do pêndulo simples funciona apenas para pequenas oscilações. ( ) O pêndulo simples é constituído por um fio simples de comprimento L, com uma esfera de massa m em sua extremidade. ( ) O período não depende da massa da esfera. ( ) O movimento é periódico, pois considera qualquer tipo de atrito e resistência do ar. A F - V - F - V. B V - V - V - F. C F - V - V - V. D V - F - F - F.
A respeito das variáveis utilizadas em estatística, associe os itens, utilizando o código a seguir: ( ) Sua medição é realizada pelo desvio padrão das medidas obtidas. ( ) Indica o quanto as medidas obtidas foram diferentes da média das próprias medidas. ( ) Indica a tendência do conjunto de M médias de n medidas se distribuir em torno do seu valor médio. ( ) Quantidade de dados suficiente para representar toda a população. ( ) Expressa o comportamento médio das medidas. A III - I - IV - V - II. B III - II - IV - V - I. C IV - II - III - I - V. D II - I - III - V - IV.
Sobre a equação da energia cinética e da conservação de energia para sistemas conservativos, analise as opções a seguir: I- K = mgh. II- K = mg. III- K = (½ )mv². IV- KAntes + UAntes = KDepois + UDepois. A Somente a opção III está correta. B Somente a opção I está correta. C Somente a opção IV está correta. D As opções III e IV estão corretas.