Buscar

Leia: "O enunciador expressa, por meio de mudanças flexionais [...] uma série de relações, às vezes sutis, entre o momento em que ele fala e as épo...

Leia: "O enunciador expressa, por meio de mudanças flexionais [...] uma série de relações, às vezes sutis, entre o momento em que ele fala e as épocas em que se situam os fatos a que se refere. O enunciador é, de fato, quem comanda variados tipos de relações que a língua permite exprimir.” AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da língua portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2008. p. 209. Sabemos que os verbos são palavras que exprimem as ações e os fatos realizados ou produzidos pelos falantes de uma língua. Assim, podemos dizer que o verbo assume:
a. a designação das formas nominais verbais.
b. as diferentes formas do verbo, para indicar a atitude (certeza, incerteza e ordem) da pessoa que fala em relação ao ato que enuncia.
c. as admissões de número e pessoa que determinam quem enuncia a ação.
d. a indicação do momento em que se dá o fato expresso pelo verbo.
a) as diferentes formas do verbo, para indicar a atitude (certeza, incerteza e ordem) da pessoa que fala em relação ao ato que enuncia.

Essa pergunta também está no material:

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO Atividade   Tema 9
4 pág.

Comunicação e Expressão Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) as diferentes formas do verbo, para indicar a atitude (certeza, incerteza e ordem) da pessoa que fala em relação ao ato que enuncia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais