Buscar

Qual seria um efeito resultante comum entre uma pessoa que ingeriu grandes quantidades de bebida alcoólica e uma pessoa que tem diabetes? Justifiqu...

Qual seria um efeito resultante comum entre uma pessoa que ingeriu grandes quantidades de bebida alcoólica e uma pessoa que tem diabetes? Justifique.

Rebeca: O efeito comum é a diurese pela eliminação de água na urina. Quem consome álcool inibe o ADH, e quem tem diabetes elimina tanto o açúcar quanto a água pela urina devido a regulação osmótica.
Marcelo: O efeito comum ocorre porque um bêbado perdendo muita água do corpo vai acabar retendo muito açúcar na corrente sanguínea, assim ambos terão taxas de glicose sanguínea elevadas.
Sophia: O efeito comum reside na necessidade de água no corpo. Um bêbado vai perder muita água por inibição do ADH, enquanto que diabéticos vão ficar inchados de tanta água no sangue para neutralizar o açúcar.
Ricardo: Não existe efeito comum nessas situações, pois são hormônios distintos atuando.
Gustavo: O efeito comum será que tanto quem bebe álcool, quanto o diabético terão sobrecarga de ação dos rins, pois será preciso absorver quantidades muito maiores de glicose e água para que não fiquem desidratados e desnutridos.

Essa pergunta também está no material:

Ampli3
2 pág.

Fisiologia Comparada AnhangueraAnhanguera

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O efeito resultante comum entre uma pessoa que ingeriu grandes quantidades de bebida alcoólica e uma pessoa que tem diabetes é a diurese, ou seja, a eliminação de água na urina. Isso ocorre porque o consumo de álcool inibe a produção do hormônio antidiurético (ADH), levando à desidratação. Por outro lado, pessoas com diabetes eliminam tanto o açúcar quanto a água pela urina devido à regulação osmótica. Portanto, a justificativa correta é a fornecida por Rebeca.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais