Buscar

A estrutura dos ácidos nucleicos proposta por Watson e Crick em 1953 considera que o DNA é uma molécula dupla hélice (Figura 1) com fitas antiparal...

A estrutura dos ácidos nucleicos proposta por Watson e Crick em 1953 considera que o DNA é uma molécula dupla hélice (Figura 1) com fitas antiparalelas e complementares (Figura 2) contendo fosfato, açúcar e bases nitrogenadas. Estas bases pareiam por ligações químicas específicas favorecendo a intenção entre desoxiadenosina 5-monofosfato com desoxitimidina 5-monofosfato e desoxicitidina 5-monofosfato com desoxiguanosina 5-monofosfato. Sobre a estrutura do DNA e suas propriedades, analiseas sentençasa seguir:
I- A complementaridade entre as fitas de DNA é atribuída às interações iônicas entre as bases nitrogenadas.
II- A desnaturação da dupla hélice de DNA, resultando em duas fitas simples, é obtida in vitro através da elevação da temperatura ou pH.
III- Os grupamentos eletronegativos nas bases nitrogenadas púricas e pirimídicas favorecem a interação entre essas moléculas pela formação de pontes hidrogênio entre as fitas complementares.
IV- As fitas complementares e antiparalelas do DNA interagem entre si por ligações covalentes que atribuem estabilidade molecular ao DNA.
V- No DNA os carbonos nas posições 3’ e 5’ do açúcar (desoxirribose) interagem com os grupamentos fosfato por ligações fosfodiéster.
Apenas as afirmativas II, IIIe V estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

1 3
2 pág.

Genética I AnhangueraAnhanguera

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmativa correta é: "Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais