Buscar

Como resposta à mercadoria industrializada e massificada, o Art Noveau colocou como meta uma reconfiguração abrangente de todas as áreas vitais. O ...

Como resposta à mercadoria industrializada e massificada, o Art Noveau colocou como meta uma reconfiguração abrangente de todas as áreas vitais. O espaço foi visto como obra de arte integral, e dentro dele deveria ocorrer um concerto de todas as artes e uma interpenetração entre artes e artesanato. O ornamento serviria como elemento de ligação.

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir:

I. De modo distinto do historicismo presente na arte e de design da era vitoriana, no Art Noveau o ornamento não é aplicado de modo aleatório, mas surge organicamente a partir da construção do objeto ou da imagem, e está integrado à estrutura do mesmo.

II. O conceito de “obra de arte integral” adotado no Art Noveau é um preceito que se originou na era vitoriana, que busca a integração da arte e artesanato com os novos materiais industriais através da aplicação de ornamentos de diversos estilos históricos em todas as partes de um objeto ou de uma imagem gráfica.

III. Influenciado pelas idéias de Victor Horta, Guimard elaborou as entradas do metrô de Paris, hoje consideradas como sua obra de assinatura e de emblemas clássicos do Art Nouveau, que integram, em todos os seus diversos aspectos, os elementos da natureza ao movimento com os avanços da tecnologia, padronização e modernização. 

É correto o que se afirma em:

Grupo de escolhas da pergunta

II e III, apenas.

I e III, apenas.

II, apenas.

I, II e III.

I, apenas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: I, apenas. Justificativa: I. De modo distinto do historicismo presente na arte e de design da era vitoriana, no Art Noveau o ornamento não é aplicado de modo aleatório, mas surge organicamente a partir da construção do objeto ou da imagem, e está integrado à estrutura do mesmo. Esta afirmação está correta, pois o Art Noveau se opunha ao historicismo e buscava uma integração entre as artes e o artesanato, com um ornamento que surgia organicamente a partir da construção do objeto ou da imagem. II. O conceito de “obra de arte integral” adotado no Art Noveau é um preceito que se originou na era vitoriana, que busca a integração da arte e artesanato com os novos materiais industriais através da aplicação de ornamentos de diversos estilos históricos em todas as partes de um objeto ou de uma imagem gráfica. Esta afirmação está incorreta, pois o conceito de "obra de arte integral" foi criado pelo Art Noveau e não pela era vitoriana. Além disso, o Art Noveau buscava uma integração entre as artes e o artesanato, mas não com os novos materiais industriais. III. Influenciado pelas idéias de Victor Horta, Guimard elaborou as entradas do metrô de Paris, hoje consideradas como sua obra de assinatura e de emblemas clássicos do Art Nouveau, que integram, em todos os seus diversos aspectos, os elementos da natureza ao movimento com os avanços da tecnologia, padronização e modernização. Esta afirmação está incorreta, pois embora Guimard tenha elaborado as entradas do metrô de Paris, ele não foi influenciado pelas ideias de Victor Horta. Além disso, embora as entradas do metrô de Paris sejam consideradas como emblemas clássicos do Art Noveau, elas não integram os elementos da natureza ao movimento com os avanços da tecnologia, padronização e modernização.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais