Buscar

O efeito fotoelétrico é um dos efeitos mais importantes descobertos e analisados no começo do século passado. A explicação de Einstein se baseia na...

O efeito fotoelétrico é um dos efeitos mais importantes descobertos e analisados no começo do século passado. A explicação de Einstein se baseia na adoção de um modelo no qual a luz é composta de unidades de energia discretas, cuja energia é proporcional à frequência.

A fórmula do efeito fotoelétrico descreve a energia cinética que o elétron ganha ao ser ejetado de uma superfície metálica com potencial trabalho W.

Em que: K é a energia cinética e W é a função trabalho do metal, uma função positiva e que depende de cada metal.

 

De acordo com esse modelo, qual é a velocidade de ejeção de um elétron que é atingido por um fóton nesse experimento, cuja função trabalho do metal é dada pelo produto da carga do elétron vezes o potencial trabalho (medido em volts): ?


a) v = √ 2/m (hf)

b) v = √ 1/m (hf - w)

c) v = √ 2/m (w)

d) v = √ 2/m (hf - w)

e) v = √ 2/m (hf + w)

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa: d) v = √ 2/m (hf - w) Essa fórmula descreve a velocidade de ejeção de um elétron atingido por um fóton no experimento do efeito fotoelétrico, onde "v" representa a velocidade, "m" é a massa do elétron, "h" é a constante de Planck, "f" é a frequência da luz e "w" é a função trabalho do metal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais