Buscar

Dentre os antineoplásicos citotóxicos, é correto afirmar que: Os antibióticos antitumorais, como a doxorrubicina, produzem seus efeitos principalme...

Dentre os antineoplásicos citotóxicos, é correto afirmar que:
Os antibióticos antitumorais, como a doxorrubicina, produzem seus efeitos principalmente por meio de uma ação direta sobre o RNA e ação indireta sobre o DNA.
O metotrexato, antagonista do folato, apresenta elevada lipossolubilidade, atravessando facilmente a barreira hematencefálica.
A vincristina inibe a proliferação celular ligando-se à Topoisomerase I que ocorre em níveis elevados durante todo o ciclo celular.
O etoposídeo liga-se à tubulina, inibindo a formação do fuso mitótico nas células em divisão.
Os agentes alquilantes, como a mostarda nitrogenada, são altamente reativos, ligando-se covalentemente ao DNA e impedindo, assim, a sua replicação.
1.

Essa pergunta também está no material:

AV2 FARMACOLOGIA aplicada
9 pág.

Farmacologia Aplicada

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Os agentes alquilantes, como a mostarda nitrogenada, são altamente reativos, ligando-se covalentemente ao DNA e impedindo, assim, a sua replicação."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais