Buscar

Segundo o artigo 196 da Constituição Federal: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantida mediante políticas sociais e econômicas que ...

Segundo o artigo 196 da Constituição Federal: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantida mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”. Quanto ao direito à saúde e à sua garantia, analise as afirmativas a seguir.
I. A execução de ações de vigilância sanitária, a vigilância nutricional e a orientação alimentar, a colaboração na proteção ao meio ambiente e a participação no controle e na fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos são ações incluídas no campo de atuação do SUS.
II. O SUS é constituído tanto pelas ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais quanto pela administração direta e indireta.
III. O estado tem o dever de garantir a execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de risco de doenças e outros agravos e de estabelecer as condições que assegurem o acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
Assinale:

(A) se somente a afirmativas II estiver correta.
(B) se somente a afirmativa III estiver correta.
(C) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
(D) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
(E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

Essa pergunta também está no material:

Prova FIOCRUZ - FGV - 2010 - para Téc. Saúde Pública - Enfermagem.pdf
37 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas em relação ao artigo 196 da Constituição Federal, podemos concluir que: I. A execução de ações de vigilância sanitária, a vigilância nutricional e a orientação alimentar, a colaboração na proteção ao meio ambiente e a participação no controle e na fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos são ações incluídas no campo de atuação do SUS. - Correta. II. O SUS é constituído tanto pelas ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais quanto pela administração direta e indireta. - Correta. III. O estado tem o dever de garantir a execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de risco de doenças e outros agravos e de estabelecer as condições que assegurem o acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação. - Correta. Portanto, a alternativa correta é (E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais