Buscar

Sobre a ¿linha do tempo¿ do ensino de geografia no Brasil, podemos afirmar: Até a década de 1960 a geografia clássica era predominante nas salas d...

Sobre a ¿linha do tempo¿ do ensino de geografia no Brasil, podemos afirmar:

Até a década de 1960 a geografia clássica era predominante nas salas de aula brasileiras, servindo aos interesses das grandes empresas capitalistas mundiais, com ênfase ao estudo crítico das relações entre as regiões que formavam o país.
Na história do ensino de geografia no Brasil, a geografia crítica chegou às escolas na década de 1960.
Após a Segunda Guerra Mundial aumentaram as desigualdades entre países polos (potências mundiais) e países chamados periféricos ou de terceiro mundo (sem desenvolvimento próprio). A circulação de capitais e empresas em diferentes partes do globo tornou impossível a continuidade de uma geográfica compartimentada em regiões, sem considerar as interações entre as diferentes partes do globo. O conceito de Espaço passou a ser adotado, e desde este momento, a geografia escolar passou a questionar as desigualdades existentes.
Nas primeiras décadas do Século XX a geografia clássica no Brasil foi utilizada pela política para enaltecer as grandezas naturais do território brasileiro com o único objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de preservação do meio ambiente.
Surgindo na década de 1960, a geografia crítica foi a primeira linha de pensamento dessa ciência que rompeu com o capital, elaborando um discurso de denúncia das desigualdades e das explorações. Deu novo significado aos conceitos geográficos. Trouxe o debate político, social e econômico para conceitos como lugar, paisagem e território.

Essa pergunta também está no material:

CONTEÚDO, MET E PRÁTICA DE ENS DE HIST E GEOG 01
10 pág.

Conteúdo, Met. e Prática de Ens. de Hist. e Geog. Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Parece que você está descrevendo a evolução do ensino de geografia no Brasil. Com base no texto fornecido, podemos afirmar que a alternativa correta é: B) Na história do ensino de geografia no Brasil, a geografia crítica chegou às escolas na década de 1960.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais