Buscar

A “Revolução Verde” foi um período histórico, considerando a produção de alimentos, que se estendeu de 1950 a 1980. Tratou-se de um marco para o ag...

A “Revolução Verde” foi um período histórico, considerando a produção de alimentos, que se estendeu de 1950 a 1980. Tratou-se de um marco para o agronegócio, representado pela introdução de tecnologias produtivas que possibilitou a ampliação da produtividade dos cereais e o abastecimento dos diversos mercados consumidores mundiais. Sobre esse período, analise as afirmacoes e assinale a alternativa correta.
I - Esse período pode ser entendido como um “divisor de águas” para as atividades agropecuárias, uma vez que toda a evolução tecnológica inserida no contexto da produção de alimentos inverteu a lógica secular da agricultura, que previa que, para aumentar a produção, a necessidade de novas terras.
II - Essa lógica, mencionada no item I, foi invertida pelo fato de que as tecnologias inseridas possibilitaram produzir mais no mesmo espaço e isso foi possível graças a algumas soluções, como o melhoramento genético das culturas, a mecanização agrícola, os agrotóxicos e a fertilização dos solos.
III - A “Revolução Verde” pode ser compreendida, ainda, como um marco de desenvolvimento social, uma vez que a prosperidade produtiva no campo permitiu com que todas as famílias rurais permanecerem em seu meio, não havendo êxodo para as grandes cidades.
IV - Também é fato que a “Revolução Verde” possuiu como característica a inserção de tecnologias de baixo impacto ambiental, não sendo registradas consequências negativas em termos de contaminação de solos, águas, fauna e flora.
a) Apenas a afirmação I.
b) Apenas a afirmação II.
c) Apenas as afirmações I e II.
d) Apenas as afirmações I e IV.
e) Apenas as afirmações II, III e IV.

Essa pergunta também está no material:

1 MODULO TECNOLOGIA
184 pág.

Agronegócio Centro Universitário de MaringáCentro Universitário de Maringá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmações: I - Esse período pode ser entendido como um “divisor de águas” para as atividades agropecuárias, uma vez que toda a evolução tecnológica inserida no contexto da produção de alimentos inverteu a lógica secular da agricultura, que previa que, para aumentar a produção, a necessidade de novas terras. Isso está correto, pois a Revolução Verde possibilitou aumentar a produção sem a necessidade de expansão territorial. II - Essa lógica, mencionada no item I, foi invertida pelo fato de que as tecnologias inseridas possibilitaram produzir mais no mesmo espaço e isso foi possível graças a algumas soluções, como o melhoramento genético das culturas, a mecanização agrícola, os agrotóxicos e a fertilização dos solos. Também está correto, pois as tecnologias mencionadas contribuíram para aumentar a produtividade no mesmo espaço. III - A “Revolução Verde” pode ser compreendida, ainda, como um marco de desenvolvimento social, uma vez que a prosperidade produtiva no campo permitiu com que todas as famílias rurais permanecerem em seu meio, não havendo êxodo para as grandes cidades. Essa afirmação está incorreta, pois a Revolução Verde, apesar de ter impactos positivos na produção, não impediu completamente o êxodo rural. IV - Também é fato que a “Revolução Verde” possuiu como característica a inserção de tecnologias de baixo impacto ambiental, não sendo registradas consequências negativas em termos de contaminação de solos, águas, fauna e flora. Essa afirmação está incorreta, pois a Revolução Verde, apesar de ter aumentado a produtividade, também trouxe impactos ambientais negativos, como o uso excessivo de agrotóxicos e fertilizantes. Portanto, a alternativa correta é: d) Apenas as afirmações I e II.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais