Buscar

Atividade 2 - Sistema de Produção( SPD, SILP e Produção de sementes)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Vocês deverão responder às questões abaixo e envia-las através do portfólio – ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN virtual. Em caso de dúvidas, envie mensagem para o e-mail, mateus.secretti@unigran.br ou mateussecretti@hotmail.com 
OBS: Somente as respostas enviadas pelo portfólio serão aceitas e avaliadas. Cada questão tem valor de 1,25 pontos.
ATIVIDADE 2
Questão 1
Descreva o que deve ser considerado ao realizar o planejamento de rotação de culturas para uma determinada região e apresente um modelo de como pode ser implantado o sistema para produção de soja durante 3 anos em uma propriedade.
Questão 2
Com a adoção do sistema ILP, no qual há rotação de lavouras e pastagens, entre as diversas alterações proporcionadas, destaca-se o aumento do teor da matéria orgânica do solo. Cite algumas consequências do aumento dos teores de matéria orgânica do solo, tendo em vista a produtividade das lavouras. 
Questão 3
Quanto à integração agricultura – pecuária (ILP), considere as afirmações a seguir:
I- A presença de pastagens em rotação com lavouras contribui para o acúmulo da matéria orgânica do solo, além de contribuir para o controle da erosão do solo devido a cobertura proporcionada.
II- Com a introdução da ILP a sazonalidade de produção pecuária é ampliada, beneficiando toda a população e em especial os consumidores
III- Entre as vantagens introduzidas pela ILP podemos citar como uma das principais a melhoria em atributos químicos do solo, como a correção da acidez, proporcionado pela ação das raízes das pastagens.
IV- O uso de pastagens, em rotação com lavouras, reduz a incidência de pragas e doenças em função da alternância das espécies cultivadas.
É correto o que se afirma em 
a) I, III 
b) I, IV
c) I, II, III
d) I, III, IV
e) I, II, III, IV
 
Questão 4
A implantação de um sistema de rotação de culturas deve ser precedida de um planejamento criterioso, assim alguns aspectos devem ser observados, independentemente da região onde será o cultivo. Como exemplo de uma proposta para um sistema de rotação de culturas, podemos apontar como sequencias de culturas, respectivamente para o verão e outono/inverno dos anos agrícolas 2015, 2016 e 2017, a opção:
a) soja nabo milho cana soja nabo milho cana.
b) soja nabo milho aveia soja trigo.
c) soja feijão soja feijão milho soja feijão.
d) milho nabo milho algodão milho milho nabo milho.
e) soja milho soja milho soja milho.
Questão 5
Avalie as seguintes asserções:
I- Diversificar os cultivos em uma propriedade rural, num programa de rotação de culturas, é uma necessidade, considerando os aspectos econômicos e a existência de riscos climáticos que eventualmente causam prejuízos,
PORQUE
II- com a rotação de culturas pode-se minimizar problemas de infestação de pragas, plantas daninhas ou doenças, bem como reduzir os custos de produção e maximizar receitas, diminuindo prejuízos decorrentes do monocultivo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: 
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa verdadeira da I. 
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
e) As asserções I e II são proposições falsas. 
Questão 6
A pureza física determina a composição da amostra e a proporção em que os componentes estão presentes; a indicação das sementes fisicamente puras é expressa em porcentagem pelo peso da amostra. Outras informações que podem ser obtidas a partir da análise de pureza física são:
a) caracterização da classe.
b) porcentagem de germinação.
c) pragas e danos mecânicos.
d) a presença de sementes de plantas da mesma família.
e) as condições de recepção da amostra.
Questão 7
Quanto à produção e comercialização de sementes, a legislação atual estabelece normas que procuram beneficiar o setor produtivo e os agricultores.  Avalie as seguintes afirmações:
a) para sementes de soja, independentemente da categoria o padrão de pureza é de 99%
b) as sementes de soja são comercializadas tendo como base o poder germinativo, que deve ser no mínimo de 50%
c) para manter a qualidade das sementes não é necessário o armazenamento em local protegido do sol, seco e bem ventilado
d) a produção de sementes certificadas é uma atividade fundamental para a agricultura, incorporando significativos avanços tecnológicos aos cultivos
e) dentre as categorias determinadas pelo Sistema Nacional de Sementes e Mudas a mais comumente encontrada no comercio é a semente genética
De acordo com as afirmações é possível afirmar que:
a) apenas as afirmativas “a” e “b” são corretas.
b) apenas as afirmativas “c” e “e” são incorretas.
c) nenhuma das afirmativas é correta.
d) apenas as alternativas “a”, ”b ” e “e” são corretas.
e) apenas as alternativas “a”, ”c” e “e” são corretas.
Questão 8
O primeiro passo para se alcançar alta produtividade nas culturas é a utilização de sementes de boa qualidade. A qualidade. Analise as afirmativas a seguir, a respeito dos componentes que expressam a qualidade das sementes:
I - Componente genético: refere-se às características intrínsecas da cultivar, quanto ao seu potencial produtivo, resistência às pragas e doenças, arquitetura da planta e qualidade culinária, entre outras.
II - Componente físico: refere-se à pureza do lote e a condição física da semente. A pureza física do lote é prejudicada pela presença de sementes de outras espécies e por substâncias inertes. A condição física envolve o teor de proteína, tamanho, textura, formato e tamanho do fruto, que devem ser uniformes.
III - Componente fisiológico: refere-se à longevidade da semente e à sua capacidade de gerar uma planta perfeita e vigorosa, avaliados pelo teste de germinação e vigor. A qualidade fisiológica é influenciada pelo ambiente em que as sementes se formaram e pelas condições de colheita, secagem, beneficiamento e armazenamento.
IV - Componente sanitário: refere-se à qualidade sanitária, ao potencial de atração de polinizadores, ao efeito deletério provocado pelos microorganismos associados às sementes, desde o campo de produção até o armazenamento.
É correto o que se afirma em 
a) I, III 
b) I, IV
c) I, II, III
d) I, III, IV
e) I, II, III, IV

Continue navegando