Buscar

A respeito da história no século XIX, assinale a alternativa INCORRETA: A evolução decisiva para a historiografia deu-se com que se pode chamar de ...

A respeito da história no século XIX, assinale a alternativa INCORRETA:
A evolução decisiva para a historiografia deu-se com que se pode chamar de fundamentação metódico-documental, basilar para a disciplina "acadêmica" contemporânea, produzida pelos tratadistas do século XIX e da primeira década do século XX.
Foi no século XIX que apareceram os primeiros grandes tratados do que se poderia chamar de histórico-cultural, um tipo de reflexão nova sobre a história. Essa reflexão definiu os parâmetros metódicos estipulados como obrigatórios para que a história se enquadrasse no que se tinha, então, por padrão de "ciência".
A importância marcante do século XIX para os fundamentos da disciplina da historiografia em seu estado atual deve-se a um fenômeno único, de desdobramentos complexos: abandono das concepções relativas à investigação e à escrita da história que formaram a tradição europeia praticamente desde Renascimento e talvez mesmo desde a Antiguidade clássica. As diversas escolas e correntes do século XIX coincidem pelo menos em um ponto: deixam de considerar a história como uma crônica baseada nos testemunhos legados pelas gerações anteriores e a entendem como uma investigação, pelo que termo "história" recupera seu sentido originário em grego.
A História é uma palavra de origem grega que significa investigação, informação.

Essa pergunta também está no material:

prova
1 pág.

História da Educação I

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas fornecidas, a alternativa correta é a seguinte: A evolução decisiva para a historiografia deu-se com o que se pode chamar de fundamentação metódico-documental, basilar para a disciplina "acadêmica" contemporânea, produzida pelos tratadistas do século XIX e da primeira década do século XX. Portanto, a alternativa INCORRETA é: Foi no século XIX que apareceram os primeiros grandes tratados do que se poderia chamar de histórico-cultural, um tipo de reflexão nova sobre a história. Essa reflexão definiu os parâmetros metódicos estipulados como obrigatórios para que a história se enquadrasse no que se tinha, então, por padrão de "ciência".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais