Buscar

Na química forense a cromatografia é empregada principalmente como análise qualitativa. Assim, é possível investigar as características de sustânci...

Na química forense a cromatografia é empregada principalmente como análise qualitativa. Assim, é possível investigar as características de sustâncias presentes em amostras coletadas em cenas de crime, por exemplo.

Com base nos estudos cromatográficos, assinale a alternativa correta:

Alternativas

Alternativa 1:

Tanto na cromatografia planar como na cromatografia em coluna a fase estacionária é disposta sobre um tubo cilindro.

Alternativa 2:

As substâncias a serem separadas por cromatografia apresentam características físicas e químicas diferentes, principalmente a polaridade.

Alternativa 3:

Tanto a cromatografia em papel como a cromatografia em camada delgada são técnicas que poderiam ser empregadas na química forense desde que acopladas aos detectores específicos para uma determinada amostra.

Alternativa 4:

As análises cromatográficas qualitativas como a cromatografia em papel, por exemplo, são técnicas empregadas por serem rápidas, práticas embora necessitem de grandes volumes de materiais, tais como os eluentes, por exemplo.

Alternativa 5:

Quando o intuito é separar substâncias de uma determinada amostra, é primordial conhecer as características da amostra visto que se deve determinar qual fase estacionária será empregada, pois é essa fase a única responsável pela afinidade das substâncias.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as alternativas: 1) Falso. Na cromatografia em coluna, a fase estacionária é disposta dentro do tubo cilíndrico, não sobre ele. 2) Verdadeiro. A cromatografia separa substâncias com base em suas diferenças de polaridade. 3) Falso. A cromatografia em papel e em camada delgada são técnicas que podem ser empregadas na química forense sem a necessidade de detectores específicos. 4) Falso. A cromatografia em papel não necessita de grandes volumes de materiais, como eluentes. 5) Falso. A fase estacionária não é a única responsável pela afinidade das substâncias. Portanto, a alternativa correta é a 2) As substâncias a serem separadas por cromatografia apresentam características físicas e químicas diferentes, principalmente a polaridade.

1
Dislike0
User badge image

Nana Carvalho

TODAS ATIVIDADES PORTAIS COMPLETOS E PROVAS

13099053203

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais