Logo Passei Direto
Buscar
Considerando os conteúdos do texto-base Acerca da métrica da percepção do espaço visual relacione corretamente as classificações de distância elaboradas por Cutting e Vishton com as suas respectivas definições:
1. Espaço peripessoal ou manipulatório.
2. Espaço de ação.
3. Espaço em perspectiva.
A 1 – 3 – 2
B 3 – 2 – 1
C 2 – 3 – 1
D 2 – 1 – 3
E 1 – 2 – 3
User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder corretamente à questão sobre as classificações de distância elaboradas por Cutting e Vishton, vamos analisar cada uma das definições: 1. Espaço peripessoal ou manipulatório: Refere-se ao espaço imediato ao redor do corpo, onde podemos interagir diretamente com objetos. 2. Espaço de ação: É o espaço onde podemos nos mover e realizar ações, mas que não está tão próximo quanto o espaço manipulatório. 3. Espaço em perspectiva: Refere-se ao espaço que percebemos à distância, onde a perspectiva visual se torna importante. Agora, vamos relacionar as definições com os números: - 1 (Espaço peripessoal ou manipulatório) se relaciona com a proximidade e a manipulação direta. - 2 (Espaço de ação) se relaciona com a capacidade de mover-se e agir em um espaço mais amplo. - 3 (Espaço em perspectiva) se relaciona com a percepção de distâncias mais longas. Com isso, a relação correta seria: - 1 – Espaço peripessoal ou manipulatório - 2 – Espaço de ação - 3 – Espaço em perspectiva Portanto, a sequência correta é: E 1 – 2 – 3.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A classificação correta das distâncias elaboradas por Cutting e Vishton com suas respectivas definições é a alternativa: C) 2 - 3 - 1

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando os conteúdos do texto-base Acerca da métrica da percepção do espaço visual, observe as afirmativas abaixo que contemplem a percepção do espaço pensada por Cutting e Vishton:
I. Cutting e Vishton acreditam ser útil a divisão do ambiente ao redor do observador em classificações de distância: espaço peripessoal, espaço de ação e espaço em perspectiva .
II. Para Cutting e Vishton, a convergência e o movimento paralaxe são considerados indícios fracos para distância egocêntrica, dentro do espaço de ação, a acomodação,, pois seus efeitos individuais tendem a diminuir além de dois metros.
III. Distância ou profundidade egocêntrica, de acordo com Cutting e Vishton, podem ser recuperadas pela disparidade binocular, usando a convergência como um fator escalar.
IV. Cutting e Vishton sugerem que o espaço físico é mapeado em espaço visual, gerando medidas muito acuradas de distância egocêntrica, mas não de distância exocêntrica.
A I e II
B I e III
C III e IV
D I, II e III
E II, III e IV

Tendo como base os conteúdos do texto-base A Psicologia da Gestalt e a Ciência Empírica Contemporânea sobre o elementarismo, assinale a alternativa correta:
A Elementarismo é a maneira epistemológica de observar inicialmente o todo.
B Elementarismo é um termo que foi vulgarizado por Smuts, em 1926.
C O elementarismo não deve ser compreendido, como o quis Bunge, no qual o enorme Universo seria necessariamente um todo orgânico e a única maneira de estudá-lo é por meio da intuição.
D Essa abordagem foi negada no século XVII, quando Galileu e Descartes deram os primeiros passos na explicação da natureza.
E Segundo o elementarismo, é melhor começar pelos elementos, aos quais se chega dividindo o todo.

Levando em consideração os conteúdos do texto-base A imagem colonizada sobre a origem do termo imagem, analise as seguintes afirmativas:
I. Embora o termo imago seja latino, sua origem é, ao que tudo indica, persa.
II. Assim, como já assinalou Régis Debray, o termo imagem, vinculado na sua origem com a reprodução do rosto do defunto (imago) e com a figura do ídolo (eidôlon), teria sua origem irrevogavelmente vinculada à magia.
III. Está inevitavelmente relacionado às ideias de falsidade ou engano, pressupondo um valor moral negativo.
IV. Sylvia Caiuby, no ensaio "Imagem, magia e imaginação", toma essa origem persa do termo como base para explorar a origem comum dos termos imagem e magia, isto é, a imago.
alternativas
A I e II
B I e III
C III e IV
D I, II e IV
E II, III e IV

Mais conteúdos dessa disciplina