Logo Passei Direto
Buscar
Considerando os conteúdos do texto-base Rumo a uma ciência da arte? Analise as assertivas abaixo que contemplem as investidas de Robert Solso acerca da relação entre arte e cérebro:
I. Propõe um protocolo experimental com o objetivo de visualizar as diferentes regiões do cérebro ativadas em um artista e em um não artista no processo de percepção e reprodução de figuras geométricas e rostos humanos.
II. Segundo ele, as novas tecnologias agora disponíveis auxiliam na tendência recente de diminuir a lacuna entre as ciências e as artes.
III. Para o autor, esses novos métodos, associados ao nosso entendimento dos processos neurais que estão engajados na percepção visual, expandiram nosso conhecimento da percepção artística.
IV. Explica que o cérebro extrai das informações continuamente em mudança que alcançam apenas o que é necessário para que este identifique as propriedades características do que é visto.
A I e II
B I e III
C III e IV
D I, II e III
E II, III e IV
User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando as assertivas apresentadas, a alternativa correta é a letra B) I e III. Isso porque as assertivas I e III contemplam as investidas de Robert Solso acerca da relação entre arte e cérebro, conforme descrito no texto-base "Rumo a uma ciência da arte".

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando os conteúdos do texto-base Acerca da métrica da percepção do espaço visual, observe as afirmativas abaixo que contemplem a percepção do espaço pensada por Cutting e Vishton:
I. Cutting e Vishton acreditam ser útil a divisão do ambiente ao redor do observador em classificações de distância: espaço peripessoal, espaço de ação e espaço em perspectiva .
II. Para Cutting e Vishton, a convergência e o movimento paralaxe são considerados indícios fracos para distância egocêntrica, dentro do espaço de ação, a acomodação,, pois seus efeitos individuais tendem a diminuir além de dois metros.
III. Distância ou profundidade egocêntrica, de acordo com Cutting e Vishton, podem ser recuperadas pela disparidade binocular, usando a convergência como um fator escalar.
IV. Cutting e Vishton sugerem que o espaço físico é mapeado em espaço visual, gerando medidas muito acuradas de distância egocêntrica, mas não de distância exocêntrica.
A I e II
B I e III
C III e IV
D I, II e III
E II, III e IV

Tendo como base os conteúdos do texto-base A Psicologia da Gestalt e a Ciência Empírica Contemporânea sobre o elementarismo, assinale a alternativa correta:
A Elementarismo é a maneira epistemológica de observar inicialmente o todo.
B Elementarismo é um termo que foi vulgarizado por Smuts, em 1926.
C O elementarismo não deve ser compreendido, como o quis Bunge, no qual o enorme Universo seria necessariamente um todo orgânico e a única maneira de estudá-lo é por meio da intuição.
D Essa abordagem foi negada no século XVII, quando Galileu e Descartes deram os primeiros passos na explicação da natureza.
E Segundo o elementarismo, é melhor começar pelos elementos, aos quais se chega dividindo o todo.

Levando em consideração os conteúdos do texto-base A imagem colonizada sobre a origem do termo imagem, analise as seguintes afirmativas:
I. Embora o termo imago seja latino, sua origem é, ao que tudo indica, persa.
II. Assim, como já assinalou Régis Debray, o termo imagem, vinculado na sua origem com a reprodução do rosto do defunto (imago) e com a figura do ídolo (eidôlon), teria sua origem irrevogavelmente vinculada à magia.
III. Está inevitavelmente relacionado às ideias de falsidade ou engano, pressupondo um valor moral negativo.
IV. Sylvia Caiuby, no ensaio "Imagem, magia e imaginação", toma essa origem persa do termo como base para explorar a origem comum dos termos imagem e magia, isto é, a imago.
alternativas
A I e II
B I e III
C III e IV
D I, II e IV
E II, III e IV

Mais conteúdos dessa disciplina