Buscar

Com base nos conhecimentos sobre neurociência, julgue as alternativas abaixo: I. O termo neurociência se difunde como um conceito transdisciplinar ...

Com base nos conhecimentos sobre neurociência, julgue as alternativas abaixo:
I. O termo neurociência se difunde como um conceito transdisciplinar ao reunir diversas áreas de conhecimento no estudo do cérebro humano.
II. A neurociência se constitui como a ciência do cérebro e a educação como ciência do ensino e da aprendizagem e ambas têm uma relação de proximidade porque o cérebro tem uma significância no processo de aprendizagem da pessoa.
III. Segundo a teoria neuronal, ao nascimento, o número de neurônios está estabelecido para cada indivíduo. No processo de envelhecimento, haveria uma perda inexorável de neurônios com limitação progressiva do funcionamento cerebral.
IV. O que se tem comprovado é que, entre o nascimento e a adolescência, o número de neurônios é constante e não se altera, entretanto, novos circuitos neuronais serão construídos em consequência da interação com o ambiente e da estimulação adequada.
V. O crescente interesse educacional no conhecimento do cérebro reflete a convicção de cientistas e educadores respeito da possibilidade de que a neurociência possa contribuir com a educação, principalmente nos aspectos do desenvolvimento e da aprendizagem.

Apenas a alternativa IV é falsa.

Essa pergunta também está no material:

p6 - fundamentos de neurologia e neurociencia faculeste
3 pág.

Psicopedagogia Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nos conhecimentos sobre neurociência, as alternativas são: I. Correta - O termo neurociência se difunde como um conceito transdisciplinar ao reunir diversas áreas de conhecimento no estudo do cérebro humano. II. Correta - A neurociência se constitui como a ciência do cérebro e a educação como ciência do ensino e da aprendizagem e ambas têm uma relação de proximidade porque o cérebro tem uma significância no processo de aprendizagem da pessoa. III. Falsa - Segundo a teoria neuronal, ao nascimento, o número de neurônios está estabelecido para cada indivíduo. No processo de envelhecimento, haveria uma perda inexorável de neurônios com limitação progressiva do funcionamento cerebral. IV. Correta - O que se tem comprovado é que, entre o nascimento e a adolescência, o número de neurônios é constante e não se altera, entretanto, novos circuitos neuronais serão construídos em consequência da interação com o ambiente e da estimulação adequada. V. Correta - O crescente interesse educacional no conhecimento do cérebro reflete a convicção de cientistas e educadores respeito da possibilidade de que a neurociência possa contribuir com a educação, principalmente nos aspectos do desenvolvimento e da aprendizagem. Portanto, a única alternativa falsa é a III.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais