Buscar

Derivado do adjetivo originado de pólis (politikós), que significa tudo o que se refere à cidade e, consequentemente, o que é urbano, civil, públic...

Derivado do adjetivo originado de pólis (politikós), que significa tudo o que se refere à cidade e, consequentemente, o que é urbano, civil, público e, até mesmo, sociável e social, o termo Política se expandiu graças à influência da grande obra de Aristóteles, intitulada Política, que deve ser considerada como o primeiro tratado sobre a natureza, as funções e a divisão do Estado e sobre as várias formas de Governo, com a significação mais comum de arte ou ciência do Governo, isto é, de reflexão, não importa se com intenções meramente descritivas ou também normativas, dois aspectos dificilmente discrimináveis, sobre as coisas da cidade. Ocorreu, assim, desde a origem, uma transposição de significado, do conjunto das coisas qualificadas de um certo modo pelo adjetivo "político", para a forma de saber mais ou menos organizado sobre esse mesmo conjunto de coisas: uma transposição não diversa daquela que deu origem a termos como física, estética, ética e, por último, cibernética [...].

 

(BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998).

 

A respeito do conceito de Política, avalie os itens a seguir.


I. De forma clássica, por muitos séculos, o termo Política foi utilizado para denotar um conjunto de obras que tratavam dos estudos das atividades humanas e, consequentemente, das coisas do Estado.

II. Na época moderna, o termo Política foi substituído, gradualmente, por expressões como Ciência Política, Filosofia Política e Ciência do Estado, indicando as atividades relacionadas com o termo Pólis.

III. O conceito de Política, como práxis humana, possui relações com o poder e, nesse contexto, pode ser compreendido como o uso dos meios adequados ao alcance de qualquer vantagem ou dos efeitos desejados.

 

É correto o que se afirma em

A) 

I, II e III.

B) 

I e III, apenas.

C) 

I e II, apenas.

D) 

I, apenas.

E) 

II e III, apenas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: A) I, II e III.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais