Buscar

O resumo de texto é uma técnica bastante utilizada na universidade, pois contribui para análise e sistematização do texto, além de possibilitar a m...

O resumo de texto é uma técnica bastante utilizada na universidade, pois contribui para análise e sistematização do texto, além de possibilitar a melhoria na escrita, fixação de conteúdo e aquisição e produção de conhecimento. É importante destacar que a elaboração de resumo pode ser realizada no estudo de diversos tipos de textos, por exemplo: livro, jornal, revista e artigo científico. Neste contexto, assinale a alternativa CORRETA em relação aos tipos de resumos:


I. O resumo indicativo, descreve as principais partes do texto; utiliza frases curtas, sendo necessário voltar à leitura do texto original, já que é uma pequena apresentação condensada do texto, com suas principais ideias

II. O resumo informativo é redigido por especialistas com análise crítica de um documento. Também chamado de resenha. Quando analisa apenas uma determinada edição entre várias, denomina-se recensão.

III. O resumo, cuja finalidade é auxiliar o usuário na escolha dos materiais que lhe atenderão, tanto pode ser indicativo, ou seja, conter informações sobre objetivos e metodologia, quanto informativo, isto é, conter a síntese dos resultados propriamente ditos.

IV. O resumo informativo oferece ao leitor informações de natureza qualitativa do documento, como o método utilizado na pesquisa, os resultados e conclusões, havendo muitas vezes a dispensa de consultar o documento original, pois todos os dados necessários para o leitor estão ali representados. É o tipo de resumo utilizado nas teses e dissertações acadêmicas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações fornecidas, a alternativa correta é: III. O resumo, cuja finalidade é auxiliar o usuário na escolha dos materiais que lhe atenderão, tanto pode ser indicativo, ou seja, conter informações sobre objetivos e metodologia, quanto informativo, isto é, conter a síntese dos resultados propriamente ditos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais