Buscar

As ideologias, por oposição ao mito, produtivo colectivo e colectivamente apropriado, servem interesses particulares que tendem a apresentar como i...

As ideologias, por oposição ao mito, produtivo colectivo e colectivamente apropriado, servem interesses particulares que tendem a apresentar como interesses universais, comuns ao conjunto do grupo. A cultura dominante contribui para a integração real da classe dominante (assegurando uma comunicação imediata entre todos os seus membros e distinguindo-os das outras classes); para a integração fictícia da sociedade no seu conjunto, portanto, à desmobilização (falsa consciência) das classes dominadas; para a legitimação da ordem estabelecida, por meio do estabelecimento das distinções (hierarquias) e para a legitimação dessas distinções. Esse efeito ideológico, produ-lo a cultura dominante dissimulando a função de divisão na função de comunicação: a cultura que une (intermediário de comunicação) é também a cultura que separa (instrumento de distinção) e que legitima as distinções compelindo todas as culturas (designadas como subculturas) e definirem-se pela sua distância em relação à cultura dominante.BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Tradução de Fernando Tomaz. Bertrand Brasil: Rio de Janeiro, 1989, p. 11. As Teorias do Currículo apresentam, desde visões que privilegiam determinado grupo social, até aquelas em que os sujeitos são estimulados a fazer conexões críticas sobre as relações sociais que discriminam as culturas que compõem a sociedade. Marque a alternativa correta quanto à Teoria do Currículo ilustrada no primeiro texto.
Teoria Pós-Crítica: prioriza a existência de um currículo oculto, o único modelo em que se pode conscientizar os alunos sobre temáticas sociais.
Teoria Tradicional: o autor aborda questões que tendem à uma análise crítica da sociedade, o que vai de encontro a esta teoria.
Teoria Crítica: a cultura do dominante só é exercida em ambientes propícios a isso, como escolas particulares, e a cultura do dominado só é validada nas escolas públicas.
Teoria Pós-Crítica: analisar ambientes formais e não formais de ensino estimulam pensamentos críticos e isso faz com que o dominante deixe de existir.

Essa pergunta também está no material:

ativ2 curriculo
7 pág.

Pedagogia Universidade PotiguarUniversidade Potiguar

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas, a correta é: Teoria Crítica: a cultura do dominante só é exercida em ambientes propícios a isso, como escolas particulares, e a cultura do dominado só é validada nas escolas públicas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina