Buscar

A elisão fiscal é: Constitui-se em um planejamento que utiliza métodos legais para diminuir o peso da carga tributária em um determinado orçamento....

A elisão fiscal é:
Constitui-se em um planejamento que utiliza métodos legais para diminuir o peso da carga tributária em um determinado orçamento. Respeitando o ordenamento jurídico, o administrador faz escolhas prévias (antes dos eventos que sofrerão agravo fiscal) que permitem minorar o impacto tributário nos gastos do ente administrado.
a) O uso de meios ilícitos para evitar o pagamento de taxas, impostos e outros tributos. Entre os métodos usados para evadir tributos estão a omissão de informações, as falsas declarações e a produção de documentos que contenham informações falsas ou distorcidas, como a contratação de notas fiscais, faturas, duplicatas etc.
b) A elisão fiscal pode ser classificada em dois tipos. Há a elisão fiscal decorrente da própria lei, em que o contribuinte se vale das lacunas e brechas na própria lei para a economia de impostos, e a elisão decorrente da decisão do contribuinte, por exemplo, estabelecer-se de maneira fictícia em outro município com o objetivo de se beneficiar de uma tributação menor em suas atividades.
c) Quando ocorre o fato gerador do tributo, através do planejamento evita-se a ocorrência do fato gerador, postergando-o, e por não ocorrer o fato gerador, o tributo não é devido.
d) O planejamento caracteriza ilegalidade mesmo quando usa as regras vigentes para evitar o surgimento de uma obrigação fiscal.

Essa pergunta também está no material:

Revisar envio do teste_ QUESTIONÁRIO UNIDADE I 6243-60 _
7 pág.

Contabilidade Societária Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A elisão fiscal é a alternativa b) A elisão fiscal pode ser classificada em dois tipos. Há a elisão fiscal decorrente da própria lei, em que o contribuinte se vale das lacunas e brechas na própria lei para a economia de impostos, e a elisão decorrente da decisão do contribuinte, por exemplo, estabelecer-se de maneira fictícia em outro município com o objetivo de se beneficiar de uma tributação menor em suas atividades.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais