Buscar

Com relação aos vários tipos de instrumentos legais (além dos decretos e leis) que marcaram a administração metropolitana portuguesa e de suas colô...

Com relação aos vários tipos de instrumentos legais (além dos decretos e leis) que marcaram a administração metropolitana portuguesa e de suas colônias, é CORRETO afirmar que:
Os REGIMENTOS se constituíam em instrumentos legais que se destinavam, exclusivamente, à fixação da jurisdição dos diversos órgãos incumbidos de gerir a administração colonial.
Dentre as características mais significativas dos instrumentos normativos em uso no Império Colonial Português, pode ser destacada a regularidade quanto à forma e quanto à periodicidade.
Os ALVARÁS destinavam-se à regulação do campo administrativo, e a duração de sua validade não era previamente fixada.
A CARTA FORAL era um documento jurídico, outorgado por autoridade legítima, que se destinava a regular a vida coletiva de povoação, nova ou já existente, formada por homens livres ou por homens que ele revestiria dessa condição.
De um modo geral, todos os instrumentos legais empregados na administração do Império Português tinham as mesmas finalidades, modificando-se, apenas, a forma como eram elaborados.

Essa pergunta também está no material:

Historia do Direito Brasileiro - AV1
4 pág.

História do Direito Brasileiro Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas, a opção correta é: A CARTA FORAL era um documento jurídico, outorgado por autoridade legítima, que se destinava a regular a vida coletiva de povoação, nova ou já existente, formada por homens livres ou por homens que ele revestiria dessa condição.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais