Buscar

PERGUNTA 8 Considere os recursos verbais e não verbais, analise a charge e indique a afirmação INADEQUADA. a. Entende-se que esta charge retrata um...

PERGUNTA 8
Considere os recursos verbais e não verbais, analise a charge e indique a afirmação INADEQUADA.
a. Entende-se que esta charge retrata uma aula de Português cujo tema é Reforma Ortográfica.
b. A aula de Português da charge, de fato, esclarece que a eliminação do trema, como no caso de frequente, deve, conforme a língua padrão, mudar a pronúncia.
c. A intenção comunicativa do interlocutor, em sua análise textual, foi criticar a ausência de uma política de qualidade com o ensino público, por isso a resposta dele “NADA”, o que significa que o aluno relacionou a fatores extralinguísticos para a construção do sentido da frase.
d. Na abordagem gramatical, espera-se que identifique a eliminação do trema da palavra “frequente”, pois o tema da aula é Reforma Ortográfica.
e. O emissor, no caso o professor, por meio de uma linguagem verbal, busca interagir com os alunos sobre o tema, porém o interlocutor, um dos alunos, constrói um efeito de sentido que quebra a expectativa da abordagem gramatical, o que pode ser comprovada pela linguagem não verbal.

Essa pergunta também está no material:

AOL UNIDADE 1 COMUNICACAO E EXPRESSAO
6 pág.

Comunicação e Expressão Universidade GuarulhosUniversidade Guarulhos

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas: a. Entende-se que esta charge retrata uma aula de Português cujo tema é Reforma Ortográfica. - Correta, pois a charge parece retratar uma aula de Português sobre a reforma ortográfica. b. A aula de Português da charge, de fato, esclarece que a eliminação do trema, como no caso de frequente, deve, conforme a língua padrão, mudar a pronúncia. - Correta, pois a charge parece abordar a eliminação do trema e suas implicações na pronúncia. c. A intenção comunicativa do interlocutor, em sua análise textual, foi criticar a ausência de uma política de qualidade com o ensino público, por isso a resposta dele “NADA”, o que significa que o aluno relacionou a fatores extralinguísticos para a construção do sentido da frase. - Correta, pois a charge parece indicar uma crítica à qualidade do ensino público. d. Na abordagem gramatical, espera-se que identifique a eliminação do trema da palavra “frequente”, pois o tema da aula é Reforma Ortográfica. - Correta, pois a charge parece indicar que o tema da aula é a reforma ortográfica e a eliminação do trema. e. O emissor, no caso o professor, por meio de uma linguagem verbal, busca interagir com os alunos sobre o tema, porém o interlocutor, um dos alunos, constrói um efeito de sentido que quebra a expectativa da abordagem gramatical, o que pode ser comprovada pela linguagem não verbal. - Correta, pois a charge parece indicar uma quebra de expectativa na abordagem gramatical. Portanto, a alternativa inadequada é a letra c, pois a charge parece retratar uma aula de Português sobre a reforma ortográfica, não necessariamente uma crítica à qualidade do ensino público.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais